Dados do Trabalho


Título

HERNIA DE AMYAND COM APENDICITE AGUDA E COLECISTITE AGUDA SINCRONICA: RELATO DE CASO

Introdução

A hérnia de Amyand foi descrita pelo cirurgião francês Claudius Amyand em 1735. Caracteriza-se pela presença de hérnia inguinal, cujo saco herniário contém o apêndice cecal em seu interior, seja em condição inflamatória ou não. Sua apresentação clínica não difere das manifestações de qualquer hérnia inguinal. Trata-se de uma condição rara encontrada em apenas 1% das hérnias inguinais. O diagnóstico pré operatório da hérnia de Amyand é raro, sendo na maioria dos casos realizado durante a intervenção cirúrgica.
Neste trabalho discutiremos a abordagem de um paciente atendido no Hospital Beneficiencia Portuguesa em Campinas pela equipe de cirurgia de urgência e emergência.
Trata-se de um quadro raro, pouco descrito na literatura, de hérnia de Amyand que evoluiu simultaneamente com apendicite aguda, e neste caso com colecistite aguda concomitantemente.

Relato de Caso

Paciente internou com quadro de dor abdominal há 6 dias em hipocôndrio direito, com irradiação para fossa ilíaca direita, associada a náuseas, vômitos e hiporexia.
Ao exame: paciente em regular estado geral, anicterico, acianótico, hidratado, com abdome globoso, flácido, com sinal de Murphy positivo, descompressão brusca dolorosa e abaulamento e hiperemia em região inguinal direita.
À admissão, tomografia de abdome com contraste evidenciou vesícula biliar hidrópica contendo cálculos em seu interior, com espessamento parietal difuso e densificação dos planos adiposos adjacentes e apêndice cecal no interior de hérnia inguinal direita, com aumento de calibre (até 2,1cm) de sua ponta, com distensão líquida e densificação dos planos adiposos adjacentes do interior da hérnia. Além disso, pequena quantidade de líquido livre perihepático e na pelve.
Paciente foi submetido à tratamento videolaparoscópico (colecistectomia + apendicectomia + herniorrafia inguinal D), sem intercorrências. Anatomopatológico confirma apendicite aguda e colecistite crônica agudizada.

Discussão

A hernia de Amyand é rara, sendo conhecida na literatura pela associação com quadros de apendicite aguda. A relação com outros quadros de abdome agudo inflamatório ainda não é clara e necessita de mais estudos.
Mesmo que a imensa maioria dos paciente apresente diagnóstico único para a dor abdominal, o cirurgião deve se atentar à coexistência de diagnósticos múltiplos e indicar a melhor abordagem terapêutica.

Palavras Chave

hernia de Amyand, apendicite aguda, colecistite aguda, abdome agudo inflamatório, videolaparoscopia diagnóstica e terapêutica

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

hospital irmaos penteados - São Paulo - Brasil

Autores

bruno monteiro tavares pereira, rafael mezzalira ruano, jose alberto fernandes da silva filho, alcir escocia dorigatti, nathacia bernardo chimello, marilia fassina ribeiro pinto, raissa jose de frança carvalho