Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE PACIENTE COM 3 NEOPLASIAS MALIGNAS PRIMARIAS SINCRONICAS

Introdução

A ocorrência de tumores primários múltiplos, apesar de pouco comum, necessita ser diagnosticada precocemente, visando programar estratégica terapêutica adequada. Geralmente estão associados a condições hereditárias, favorecendo seu aparecimento em faixa etária menor do que a habitual para cada neoplasia. Este trabalho é um relato de caso de uma paciente com 3 tumores primários sincrônicos do trato gastrointestinal, sendo encontrados poucos relatos semelhantes na literatura científica.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, 49 anos, com quadro de dor abdominal crônica, anemia, história de perda ponderal (29kg em 8 meses), presença de sangue oculto nas fezes e massa palpável em quadrante inferior direito do abdome. Durante investigação diagnóstica, TC abdome evidenciando espessamento parietal em válvula ileoceal e formação heterogênea epigástrica; EDA com lesão elevada Bormann III junto à cardia; Colonoscopia com lesão vegetante e ulcerada em cólon ascendente; resultado das biópsias das lesões: adenocarcinoma. A paciente foi submetida a Laparotomia Exploradora, sendo encontradas neoplasia de cólon ascendente e de cauda de pâncreas com invasão do estômago e de ângulo esplênico. Realizada hemicolectomia direita ampliada, gastrectomia total, pancreatectomia corpo-caudal, esplenectomia, adrenalectomia esquerda, colecistectomia, linfadenectomia, esofago-jejunoanastomose término-lateral em Y de Roux e ileo-colon-anastomose latero-lateral. Exame anatomo-patológico evidenciando 3 tumores primários sincrônicos: adenocarcinoma de cólon ascendente, carcinoma com diferenciação escamosa de cabeça e corpo de pâncreas e adenocarcinoma de vesícula biliar in situ. A paciente seguiu, posteriormente, em acompanhamento ambulatorial com a Oncologia Clínica para realização de quimioterapia paliativa.

Discussão

As neoplasias malignas primárias múltiplas são caracterizadas pelo surgimento de dois ou mais tumores distintos em um mesmo paciente, sem relação entre eles. Podem ser divididos em sincrônicos, se a ocorrência for simultânea ou em até 6 meses, ou metacrônicos, se após este período. Diversas síndromes hereditárias de tumores do aparelho digestivo predispõem ao surgimento de neoplasias com diferentes sítios primários. Apesar da forte suspeita dessa condição na paciente deste caso clínico, ela não possui histórico familiar positivo e ainda sem resultados de exames imunogenéticos, importantes para rastreio precoce e prevenção de seus familiares. O desenvolvimento dos exames de imagem facilitou a identificação de outras lesões concomitantes, porém neste caso, os achados intra-operatórios se mostraram divergentes. O diagnóstico das neoplasias primárias múltiplas é dependente da análise anatomo-patológica. O risco para surgimento de outros tumores primários eleva-se em alguns tipos de tumores, sendo maior para o mesmo tipo histológico, reforçando a importância da vigilância oncológica em pacientes com diagnóstico prévio de neoplasia.

Palavras Chave

Neoplasias primárias múltiplas
Câncer do trato gastrointestinal

Área

MISCELÂNEA

Instituições

UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Nicolas Pivoto, Pamela Cristina Bellaz do Amaral Campos Silva, Paula de Almeida Marques, Mariana Aniceto, Glauber Correia de Oliveira, Alexandre Bakonyi Neto, Fernando da Silva Zambonini, Walmar Kerche de Oliveira