Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DO EFEITO LOCAL DA ASSOCIAÇAO DE LASER DE BAIXA INTENSIDADE E VITAMINA C EM RETALHOS CUTANEOS DORSAIS EM RATOS.

Objetivo

A isquemia e a presença de necrose são grandes preocupações com relação aos retalhos cirúrgicos, sendo situações de risco para sua viabilidade. A vitamina C possui ação antioxidante e é essencial na síntese de fibras colágenas, desempenhando papel importante na cicatrização de feridas. Estudos sobre o uso de terapia com laser de baixa potência (LBI) demonstraram sua eficácia na melhora tanto da microcirculação quanto da neoangiogênese, sendo interessante como método para o tratamento de retalhos cutâneos isquêmicos.O presente estudo avalia se o uso associado de vitamina C e LBI permite melhores resultados na viabilidade de retalhos cutâneos.

Método

O estudo experimental foi realizado em animais in vivo, 20 ratos adultos da linhagem Wistar com peso médio de 210 a 305g, divididos em quatro grupos aleatórios, cada um contendo cinco ratos. O modelo experimental foi realizado com a confecção de retalho cutâneo dorsal ao acaso de base cranial, com dimensões de 10x4cm. Uma barreira plástica impermeável com as mesmas dimensões foi interposta entre o retalho e o leito doador, impedindo a revascularização do retalho através dos vasos do leito, garantindo condições homogêneas de isquemia e necrose. O grupo G1 é o grupo controle, em G2 foi administrado vitamina C, em G3 foi aplicado LBI e em G4 foi administrado vitamina C em associação com LBI. A vitamina C foi administrada via intraperitoneal na dose de 250mg/kg do 1º ao 5º dia do pós-operatório, uma vez ao dia. O LBI (Diodo (InGaAlP) laser vermelho 660nm, 15mW e feixe de 0,04cm2) foi aplicado com dosimetria de 7,5J/cm², dose total de energia de 30J por 20 segundos em apenas um ponto de irradiação na área do pedículo vascular, no pós-operatório imediato, no primeiro, terceiro e quinto dias do pós-operatório (total de quatro aplicações). As porcentagens das áreas necrosadas de cada retalho foram determinadas no 7º dia do pós-operatório pelo “método do gabarito de papel”. Os dados foram analisados estatisticamente através do teste ANOVA, considerando significante um p<0,05, equivalendo a um erro α de 0,05.

Resultados

Os percentuais médios das áreas de necrose dos grupos G2, G3 e G4 não evidenciaram diferença estatisticamente significante quando comparados com o grupo controle e, quando comparados entre si, também não obtiveram diferença estatística significante. O LBI demonstrou uma tendência em aumentar a área viável dos retalhos isquêmicos maior do que a observada no grupo que recebeu apenas vitamina C. Ao associar a vitamina C e o LBI o efeito benéfico de ambos tende a ser reduzido.

Conclusões

Em todos os grupos tratados com alguma terapia é possível observar uma tendência a melhores resultados, mas, neste modelo, com esse número de animais, com essas dosimetrias utilizadas e com esse esquema de tratamento proposto, não foi possível demonstrar que a associação de vitamina C e LBI aumente a sobrevivência do retalho cutâneo no pós-operatório, reduzindo o risco de necrose induzida por isquemia.

Palavras Chave

"Retalhos cirúrgicos", "cicatrização", "isquemia", "necrose", "vitamina C", "terapia a laser de baixa intensidade (LBI)"

Área

EXPERIMENTAL

Instituições

Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

Beatriz Parmagnani