Dados do Trabalho
Título
ENDARTERECTOMIA CAROTIDEA ABERTA. A PREFERENCIA DO CIRURGIAO VASCULAR. EXPERIENCIA DO SERVIÇO.
Objetivo
Relatar a casuística e experiência do Serviço de Cirurgia Vascular da Santa Casa de Misericórdia de Santos, na cirurgia aberta para o tratamento da estenose carotídea.
Método
Estudo longitudinal, prospectivo, descritivo, realizado pela coleta de dados direta do paciente e em prontuário médico, em pacientes de clínica privada, com indicação de tratamento invasivo. Foram computados dados epidemiológicos, fatores de risco, quadro clínico, indicação de tratamento e resultados operatórios.
Resultados
Foram operados 56 pacientes, sintomáticos, a maioria do sexo masculino (71%), da raça branca (91%), nanoitava década de vida (54%), tendo como comorbidades hipertensão arterial (63%), dislioidemia (42%), e diabetes (31%).
Mesmo em pacientes com idade avançada, na sétima e oitava décadas de vida, os riscos da cirurgia aberta ainda foram menores do que o infarto cerebral.
Conclusões
Mesmo em pacientes com idade avançada, na sétima e oitava décadas de vida, os riscos da cirurgia aberta ainda foram menores do que o infarto cerebral
Palavras Chave
Endarterectomia, carótidas, isquemia cerebral.
Área
CIRURGIA VASCULAR
Instituições
Santa Casa de Santos - São Paulo - Brasil
Autores
Carlos Henrique Alvarenga Bernardes , Mariano Gomes, Rubens Palma Filho, Samou Said Salomão, Maria Lucia Santos, Aglair Lopes S Marques