Dados do Trabalho


Título

RELEVANCIA NO SEGUIMENTO DO PACIENTE ABORDADO CIRURGICAMENTE POR SLEEVE E BYPASS GASTRICO EM Y DE ROUX E ANALISE DO METODO, EFICACIA E SEGURANÇA DA CPRE (COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETROGADA ENDOSCOPICA) APOS DIAGNOSTICO DE LITIASE BILIAR

Objetivo

A CPRE é um procedimento que visa tratamento da coledocolitíase dos pacientes que desenvolvem cálculo biliar. Após constatarmos o número considerável de CPRE’s (Colangiopancreatografia retrógada endoscópica) realizadas em nosso Serviço, o objetivo deste trabalho é mostrar a relevância do seguimento pós cirúrgico ambulatorial dos pacientes que são submetidos à Cirurgia Bariátrica e necessitam da CPRE ao desenvolverem litíase biliar após cirurgia. Sendo que, quando submetidos à cirurgia bariátrica por sleeve a CPRE convencional é realizada sem complicações e por outro lado quando submetidos à cirurgia bariátrica por bypass gástrico em Y de Roux é necessário abordagem cirúrgica devido a maior dificuldade de acesso, por isso também analisaremos a eficácia e segurança da CPRE feita por via laparoscópica e com necessidade de gastrostomia (nestes pacientes com bypass gástrico em Y de Roux).

Método

As informações coletadas originaram-se a partir do levantamento de dados dos pacientes submetidos à CPRE que haviam feito o procedimento após Cirurgia Bariátrica na cidade de Campinas - SP. Analisaram-se prontuários de pacientes do Instituto Campineiro de Tratamento da Obesidade - Clínica Vitali e do Serviço de Endoscopia do Hospital da PUC-Campinas. A análise do prontuário foi realizada dando ênfase para a Descrição Cirúrgica da CPRE e da evolução do paciente no pós operatório. Também realizou-se uma revisão bibliográfica acerca dos estudos já existentes sobre as técnicas cirúrgicas em questão.

Resultados

O intervalo de tempo analisado (início do ano de 2016 até o primeiro semestre de 2020) revelou que a demanda de realização de CPRE foi predominante no sexo feminino. Em todos os procedimentos foi possível alcançar a via biliar com o êxito. Não houve morte pós operatória. A análise do IMC dos pacientes revelou também que o mesmo atua como fator de risco para formação de cálculo biliar. As técnicas cirúrgicas descritas foram suficientes para análise de dados comparativa entre os prontuários dos pacientes, mostrando que a CPRE é um método eficaz e seguro. Nos pacientes com abordagem cirúrgica por Sleeve as CPRE’s foram realizadas com sucesso sem grandes dificuldades, pois a redução do IMC no pós operatório tardio de tais pacientes facilitou a CPRE. Em contrapartida, nos pacientes abordados cirurgicamente por Bypass gástrico em Y de Roux foi necessário realizar CPRE por via alternativa, ou seja, por via laparoscópica e também revelou bom índice de segurança e eficácia no tratamento destes pacientes.

Conclusões

A CPRE quando relacionada com a obesidade mostra-se como desafio aos endoscopistas. Nos pacientes submetidos à Sleeve e que houve boa perda ponderal no pós operatório método foi realizado sem dificuldades. Nos pacientes pós BYPASS gástrico houve necessidade de laparoscopia ou laparotomia para confecção de gastrostomia para conclusão do método. A necessidade de via alternativa para realização da CPRE mostrou-se um método seguro e eficaz no tratamento da coledocolitíase nestes pacientes.

Palavras Chave

Bypass, CPRE, coledocolitíase

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

Vitali - São Paulo - Brasil

Autores

Rafael Meneguzzi Alves Ferreira, Hercio Azevedo de Vasconcellos Cunha, Thiago Alvim Barreiro, Victor Yudi Livorati André