Dados do Trabalho


Título

TRAUMA ESPLENICO E RENAL RELACIONADO A ACIDENTE EM USUARIO DE PATINETE ELETRICO: RELATO DE CASO

Introdução

Os patinetes elétricos tiveram sua implementação em massa nas principais cidades brasileiras no ano de 2018. Desde então, têm sido amplamente utilizados e, apesar de número significativo de acidentes envolvendo os seus usuários, não haviam sido estabelecidas normas de segurança para o uso desse meio de transporte inovador até fevereiro de 2020. Relatamos um caso de trauma grave causado pela utilização do patinete elétrico sem o uso de dispositivos de segurança mínimos adequados numa via de trânsito rápido na cidade de São Paulo.

Relato de Caso

Paciente do sexo masculino, 45 anos, vítima de colisão de patinete elétrico versus ônibus em via de grande velocidade, foi trazido pelo SAMU no dia 15 de outubro de 2019. No atendimento pré-hospitalar, foram administrados 500 mL de solução salina. À admissão, seguimento torácico normal, pressão arterial sistêmica de 140x82 mmHg, frequência cardíaca de 102 bpm (índice de choque: 0,72) e escore de Glasgow de 14. Presença de ferimento corto-contuso em região fronto-parietal bilateral, hematoma periorbital à esquerda e dor difusa à palpação do abdome. Foi realizado e-FAST: presença de líquido livre nos espaços peri-hepático e periesplênico. Exames laboratoriais (hematimetria, gasometria arterial e coagulograma) sem alterações significativas. Com o paciente hemodinamicamente estável, optou-se pela realização de tomografia computadorizada de crânio, abdome e pelve, que evidenciou fratura orbitozigomática esquerda, hematoma intraparenquimatoso, rotura esplênica grau IV e dissecção traumática da artéria renal esquerda. Foi submetido à nefrectomia parcial esquerda e esplenectomia. Encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva e onde 6 dias recebeu alta hospitalar.

Discussão

Traumas relacionados ao uso de patinete elétrico são eventos ainda novos em estudo e infrequentes, predominam na população masculina entre 18-60 anos de idade e tem gerado um número crescente de admissões hospitalares. As lesões mais comuns são contusões e fraturas craniofaciais e musculoesqueléticas. Habitualmente são lesões de menor gravidade. Os casos mais graves e eventualmente fatais tem sido relacionados com a ausência de dispositivos de segurança (capacetes) e a ingestão de álcool e/ou uso de drogas durante a utilização do veículo.
Em nosso serviço, no período do caso, havia 9 casos de traumas de patinete, todos traumas leves (ISS<12). O presente caso, o paciente não utilizava capacete e estava em via de grande velocidade, aumentando risco de um acidente grave. Além das fraturas faciais apresentou lesões graves de vísceras maciças necessitando de intervenção cirúrgica de urgência, ilustrando o potencial de gravidade dos traumas relacionados ao uso de patinete elétrico em condições inadequadas.

Palavras Chave

Trauma Renal, Trauma Esplênico, Patinete Elétrico

Área

TRAUMA

Instituições

Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Amanda Naomi Sato, Lucas Scaranello, Diego Adão Fanti Silva, Martin M Castiglia, David Carlos Shigueoka, Milton Scalabrini, Ramiro Colleoni