Dados do Trabalho


Título

RESOLUÇAO ENDOSCOPICA DA PSEUDO-OBSTRUÇAO COLONICA. RELATO DE CASO.

Introdução

A síndrome de Ogilvie foi descrita pela primeira vez por Sir Heneage Ogilvie em 1948. Seu relato de caso original apresentava 2 pacientes com obstrução colônica sem qualquer patologia colônica diagnosticada. Após a laparotomia exploratória, esses pacientes apresentaram áreas de carcinoma não relacionadas ao cólon [1]. Foi levantada a hipótese de que o carcinoma foi responsável por romper o equilíbrio entre os sistemas nervoso parassimpático e simpático, levando à pseudo-obstrução colônica. Maloney e Vargas [2] mostraram sucesso após o tratamento com neostigmina, fornecendo mais evidências de pseudo-obstrução. A síndrome de Ogilvie foi expandida para incluir outras causas de pseudo-obstrução, como encontradas em pacientes pós-operatórios ou com anomalias metabólicas [3].

Relato de Caso

A.A.N., sexo masculino, 66 anos, morador de Araçatuba, com histórico de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica, foi internado no dia 24/12/2019 para o setor de neurologia da Santa Casa de Araçatuba com hipótese diagnóstica de acidente vascular cerebral hemorrágico. Após tratamento conservador do AVC hemorrágico, o paciente apresentou um quadro de severa distensão abdominal há 3 dias, associado à constipação intestinal há 9 dias, sendo assim, foi pedido o parecer do setor de Cirurgia Geral do hospital. Foi solicitado tomografia computadorizada de abdome e pelve e exames laboratoriais .Paciente avaliado pela Cirurgia Geral no dia 03/01/2020 com quadro de distensão abdominal importante, em que o acompanhante refere que o paciente sente desconforto e não evacua há 9 dias, nega vômitos e febre., abdome globoso, normotenso, indolor à palpação superficial e profunda, sem sinais de irritação peritoneal e ao toque retal a presença de fezes amolecidas à inspeção, esfíncter normotônico e reto vazio. Associando os achados clínicos e tomográficos, indicou-se a hipótese diagnóstica de Síndrome de Ogilvie, em que a conduta foi a colonoscopia no centro cirúrgico, colocação de sonda vesical de demora com débito de 900 ml que foi retirada no dia seguinte. O laudo evidencia grande quantidade de fezes impactadas em reto e sigmoide que foram retirados parcialmente. No dia 05/07/2020, o paciente apresentou evacuação, foi iniciada a dieta liquida e retirou a sonda nasogástrica.

Discussão

O termo pseudo-obstrução foi proposto por Dudley para definir obstrução funcional do cólon.(4,5) O termo aguda pseudo-obstrução colônica apareceu pela primeira vez na literatura em 1982, em uma revisão de Nanni et al.(6), Rex usou a sigla “ACPO” em seu artigo em 1997.5 Como atualmente há uma tendência para desencorajar o uso de epônimos médicos, (7) o termo pseudo-obstrução colônica é mais prevalente nas últimas literaturas para descrever esse fenômeno clínico. Apesar de muitos trabalhos apresentarem o tratamento farmacológico como sendo o de melhor resultado, nosso procedimento se mostrou de forma eficaz tanto quanto o medicamentoso, da mesma forma como é mostrado na literatura.

Palavras Chave

Ogilvie, pseudo obstrução aguda

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

unifai - São Paulo - Brasil

Autores

Amanda d´onofre GARCIA, rodrigo otoboni molina, leticia firmino sato, carlos giazzi nassri, adriana giazzi nassri, gustavo mariano soltovski, mariella alvares nunes, giulia giazzi nassri