Dados do Trabalho


Título

TUMOR NEUROENDOCRINO EM ILEO CAUSANDO QUADRO DE HEMORRAGIA DIGESTIVA OCULTA DIAGNOSTICADO POR CAPSULA ENDOSCOPICA: RELATO DE CASO

Introdução

O emprego da cápsula endoscópica vem mostrando-se de grande valia na investigação de quadros de hemorragia digestiva oculta. Faz-se presente nesse relato um caso de hemorragia digestiva oculta causado por tumor neuroendócrino, diagnosticado pela cápsula endoscópica.

Relato de Caso

Paciente feminina, 54 anos, com história de episódios de melena há 3 anos e duas internações prévias por sangramento digestivo, em investigação ambulatorial em serviço de Gastroenterologia, admitida no pronto-socorro do HSPE com novo episódio de sangramento de grande monta exteriorizado como enterorragia, com coágulos, iniciado há 1 dia. Previamente hipertensa, diabética, dislipidêmica e com hipotireoidismo, sem vícios, com antecedente cirúrgico de duas cesarianas. Laboratório de entrada com hemoglobina 8,8 (prévia do mês anterior de 12,3), sem outras anormalidades. Submetida inicialmente a endoscopia digestiva alta, angiotomografia, enterotomografia e colonoscopia, todas sem alterações. Endoscopia por cápsula mostrou discreta lesão vascular avermelhada em provável topografia de jejuno, sugestiva de GIST. Realizada exploração cirúrgica, com identificação de lesão a 70cm da válvula ileocecal, de aspecto esbranquiçado, não friável ao toque e não aderida a planos profundos. Realizada enterectomia segmentar de 5 cm a 60 cm do ângulo de Treitz com anastomose primária látero-lateral. Anatomopatológico da peça cirúrgica evidenciou tumor neuroendócrino infiltrando até serosa visceral, pT4, grau histológico 1, sendo posteriormente indicada enterectomia com ampliação de margem proximal e distal para 20 cm com linfadenectomia e entero-enteroanastomose latero-lateral isoperistáltica em dois planos. Na análise patológica da segunda peça cirúrgica, foi evidenciado novo tumor neuroendócrino de 0,8mm, grau 1; 4 de 11 linfonodos com acometimento neoplásico. Paciente apresentou evolução pós-operatória satisfatória, e mantém seguimento ambulatorial, sem novos episódios de hemorragia digestiva.

Discussão

Os tumores neuroendócrinos já foram considerados raridades, no entanto, com avanço e disseminação dos métodos diagnósticos, como a capsula endoscópica, tem-se identificado um número crescente dessa neoplasia. O intestino delgado é o terceiro sítio mais comum de tumores neuroendócrinos, atrás do pulmão e do reto, mas é o sítio primário mais comum de tumores que desenvolvem metástases à distância 1. A maioria dos tumores é não funcionante e as manifestações clínicas mais comuns são dor abdominal inespecífica, sintomas suboclusivos e hemorragia digestiva.2 Segundo a OMS, osTNE podem ser divididos em 3 grupos avaliando-se o grau de diferenciação, sendo os tumores de grau 1 bem diferenciados e tendo o tratamento cirúrgico como opção terapêutica de escolha.

Palavras Chave

Hemorragia digestiva oculta, cápsula endoscópica, tumor neuroendócrino

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Hospital do Servidor Público Estadual - IAMSPE/SP - São Paulo - Brasil

Autores

Keityane Lima Pedrosa, Vinicius Grigolli, Maria Clara Pinheiro Freitas Costa, Murilo' Castro Garrote, Carlos Alberto Hemerly Jr, Matheus Dantas Gonçalves