Dados do Trabalho


Título

ESCLEROTERAPIA COM ESPUMA DE POLIDOCANOL EM ABULATORIO DIDATICO SUS EM HOSPITAL TERCIARIO

Introdução

Escleroterapia é a ablação de veias varicosas através da injeção intravenosa de uma solução esclerosante, na forma líquida ou de espuma. As veias alvo tratadas devem ser intradérmicas, subcutâneas ou trasnfasciais, e tanto superficial quanto profundas, quando se trata de malformações. Os objetivos da escleroterapia são : ablação de veias varicosas, prevenção e tratamento de complicações da doença venosa crônica, melhoria ou alívio dos sintomas, melhoria da qualidade de vida, melhoria da função venosa, melhoria da aparência estética. Tem como contra indicação alergia ao agente escleroante, Trombose Venosa Profunda (TVP) recente, infecção local na área alvo e imobilização.

Relato de Caso

Foram realizados 108 procedimentos de escleroterpia com espuma de polidocanol. 64.8 % dos pacientes (70) estão na faixa etária entre 51 e 70 anos. 32.4 % (35) entre 51 e 60 anos, e 32.4 % (35) entre 61 e 70 anos. 91 pacientes (84%), do sexo feminino. O número médio de sessões foi de 2.5. 67.5 % dos pacientes fizeram até 4 sessões de escleroterapia. O volume médio final aplicado foi de 16.8 ml. A droga mais frequentemente utilizada foi o polidocanol a 1 % ( 45.3 % dos pacientes). Como critério de inclusão, todos os pacientes foram submetidos a EcoDoppler Colorido Venoso dos Membros Inferiores, para se afastar Trombose Venosa Profunda recente ou totalmente ocludente, e também a Eco Doppler Colorido Arterial dos Membros Inferiores para se afastar Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Não foi realizada a escleroterapia por injeção direta na safena magna. 25 % (27) apresentaram clínica de tromboflebite. Em 96 pacientes (88 %) não foi necessária a drenagem, respondendo bem ao tratamento clínico isolado.

Discussão

A Escleroterapia com Espuma e Polidocanol, seja por injeção direta, seja na forma Ecoguiada já é mundialmente aceita como maneira eficaz de tratamento de veias varicosas, tendo em vista os guidelines internacional publicados, norteando seu uso nas mais variadas situações. As recomendações para o uso da Escleroterapia incluem : incompetência de veias safenas, veias tributárias varicosas, veias reticulares varicosas, telangectasias, veias residuais ou recorrentes após intervenções prévias, seis varicosas próximas a úlceras e malformações venosa. Realizada adequadamente a Escleroterpia é um método de tratamento eficiente, com baixa taxa de complicações. O choque anafilático e a injeção arterial inadvertida são complicações raras, mas constituem uma situação de emergência.
Neste estudo nos chamou a atenção a importante mudança observada na avaliação da qualidade de vida em tópicos específicos, em relação ao pré e pós tratamento. Nos hospitais públicos onde a carência de vagas e de materiais é amplamente conhecida, a adoção a escleroterapia com espuma, realizada a nível ambulatorial de mostrou resolutiva.

Palavras Chave

Varizes, Espuma, Polidocanol

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

Climago, Hospital Guilherme Álvaro - São Paulo - Brasil

Autores

Mariano Gomes