Dados do Trabalho


Título

Perfil do Ecografista Vascular Brasileiro Análise de questionários aplicados em Congressos Brasileiros de Ecografia Vascular

Objetivo


O Eco Doppler ou Duplex Scann é um método diagnóstico não invasivo de avaliação do fluxo vascular através de artérias e veias. É capaz de fornecer informações tanto da anatomia, trajeto, características da parede dos vasos estudados, comportamento do fluxo, entre outras. A acurácia é fundamental e crítica, devendo o exame ser realizado por examinador experiente e capacitado a prover ao solicitante as informações necessárias para o planejamento tático e técnico do tratamento, seja ele clínico ou cirúrgico. Conhecer o perfil do examinador nos dará informações para entender a realidade da prática diária.

Método

Vem sendo realizados no Brasil eventos científicos, voltados especificamente para a prática da Ecografia Vascular. O Congresso Brasileiro de Ecografia Vascular. Como evento direcionado e voltado para a prática do método, com o apoio das comissões organizadoras de dois destes congressos brasileiros, foram aplicadas questionários e fichas de coletas de dados, visando conhecer o perfil do médico realizador do exame de ecografia vascular. Foram aplicados 220 questionários, nos congressos brasileiros realizados em Vitória ES, e em São Paulo SP. Nestes questionários traçamos o perfil epidemiológico, a formação básica, a formação especializada, e a formação em Ecografia Vascular.


Resultados

Dos 220 entrevistados, houve predomínio do sexo masculino com 60.9 % (134). 49 % estão na faixa de 31 a 40 anos (108). Dentre a formação por especialidade observamos a Cirurgia Vascular com 66,3 % (146), Cirurgia Geral 11.8 % (26). Quanto ao tempo de formação médica, 11 a 25 anos de formado, 62.7 % (138). O tempo de atuação em Ecografia Vascular de 3 a 5 anos contemplou 23.1 % (51), e de 5 a 7 anos 15.9 % (35). Chama a atenção que 79 % dos entrevistados (174), não tem dedicação exclusiva à Ecografia. Quando à obtenção de formação para a realização da Ecografia propriamente dita, 59.5 % (131) fizeram curso em escola dedicada a esta formação. 80 pessoas (36 %) relataram mais de uma forma de formação, e 25 pessoas (11%), três modalidades de formação. A duração dos cursos realizados variou de 7 a 30 dias (40.9%), 90 pessoas. Porém 129 pessoas (58.6%) não possuem certificado de Área de Atuação em Ecografia Vascular. 79 tem esta habilitação.

Conclusões

Quando observamos que 62.7% tem entre 11 e 25 anos de graduado em medicina, comparamos que 23 % tem tempo de atuação entre 3 e 5 anos em Ecografia Vascular.
A Ecografia Vascular, o EcoDoppler Colorido, o Dúplex Scann, que a princípio chamava a atenção dos profissionais com cada vez mais experiência, notamos na prática diária atual que tem chamado cada vez mais a atenção dos profissionais mais jovens. O que antes era procurado somente por aquele especialista com mais tempo de atuação, vem aos poucos se modificando. Entendemos que estes dados possam ser discutidos para que políticas e protocolos sejam adotados para a melhor formação e segurança dos examinadores, pacientes e dos solicitantes dos exames .

Palavras Chave

Ecografia Vascular, EcoDoppler, Doppler

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

Climago - São Paulo - Brasil

Autores

Mariano Gomes