Dados do Trabalho


Título

PNEUMOPERITONIO ESPONTANEO E TRAUMATICO. RELATO DE CASO E REVISAO DE LITERATURA.

Introdução

Gás livre na cavidade peritoneal corresponde radiologicamente a gás livre sob as cúpulas diafragmáticas e podem indicar perfuração de vísceras ocas, requerendo, portanto, intervenção cirúrgica. No entanto, há situações raras, que o pneumoperitonio pode não indicar uma perfuração e assim não haver indicação para intervenção cirúrgica. O objetivo desse trabalho é uma revisão sistemática dos mecanismos e fisiopatologia do aparecimento de gás livre na cavidade peritoneal, do mesmo modo que relataremos um caso de penumoperitonio traumático sem lesões intraperitoneais e ou torácicas, que evoluiu para laparotomia.

Relato de Caso

VSP, 53 anos admitido no Pronto Socorro sob IOT, trazido pelo resgate, encontrado desacordado em via pública com suspeita de agressão; múltiplos ferimentos em face e escoriações pelo corpo.
Abdome plano, normotenso e indolor, sem siais de irritação peritoneal. Hipertimpanismo em andar superior do abdome. Tomografia Computadorizada de tórax e abdome indicam grande pneumoperitonio porém sem sinais de líquido livre na cavidade peritoneal. Sem sinais de hemopneumotórax. Submetido a laparotomia exploradora de urgência devido possibilidade de abdome agudo perfurativo, porém sem achados exceto pneumoperitonio de grande volume. Paciente encaminhado á terapia intensiva para seguimento clínico pós-operatório.
Apresentou evolução satisfatória e foi encaminhado à enfermaria para seguimento clínico.

Discussão

Pneumoperitonio espontâneo ou não cirúrgico é uma entidade rara e incomum e seu interesse clínico reside na identificação dos pacientes que evoluem com peritonite e necessitam de laparotomia, Com relação aos traumas, como já descrito, deve-se abordar por meio de laparotomia os casos de pneumoperitonio, e ponderar aqueles onde há pneumomediastino e pneumotórax associado, desde que sem sinais de perfuração de visceras ocas . O lavado peritoneal pode oferecer informações adicionais, porém a tomografia computadorizada de abdome a ultrassonografia de abdome são exames fundamentais na avaliação do paciente com pneumoperitonio . O pneumoperitonio pode ser causado por condições cirúrgicas e não cirúrgicas (abdominais, torácicas e ginecológicas). No presente caso, após a laparotomia exploradora, não foram encontrados focos abdominais de perfuração e ou elementos presentes no abdome previamente ao trauma.
O volume de ar presente na cavidade abdominal chamou atenção por sua magnitude, pela presença do Sinal de Rigler, visualizado na radiografia de abdome somente quando aproximadamente um litro de ar está presente na cavidade abdominal. Assim, podemos considerar o atual caso como um pneumoperitônio traumático de volume considerável, porém sem perfuração de vísceras ocas e sem pneumotórax e pneumomediastino.

Palavras Chave

penumoperitonio

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

unifai - São Paulo - Brasil

Autores

carlos giazzi nassri, adriana giazzi nassri, rodrigo otoboni molina, amanda d´onofre garcia, leticia firmino sato, giulia giazzi nassri, teodora lot avezum, maria clara rocha moreira