Dados do Trabalho


Título

HEMANGIOMA CAVERNOSO DE SUPRARRENAL – RELATO DE CASO

Introdução

Hemangioma cavernoso da glândula supra-renal é um tumor raro, benigno, com menos de cem publicados na literatura mundial. Geralmente é identificado em exames de imagem incidentalmente, durante buscas de outras lesões ou doenças. Tem em sua característica histológica a presença de formações vasculares dilatadas e delimitadas por células endoteliais. Seu diagnóstico é estabelecido apenas no pós-operatório, após análise anatomopatológica.

Relato de Caso

Paciente LSL, 55 anos, sexo feminino, com queixa de dor lombar com irradiação para baixo ventre e associada a disúria. Realizou TC de abdômen que evidenciou cisto renal complexo á direita, sugerindo neoplasia cística renal (Bosniak 4), nódulo solido heterogêneo em adrenal esquerda, de natureza a esclarecer, tendo sido realizada avaliação quanto a autonomia da glândula, que evidenciou ausência de atividade adrenérgica. Submetida a adrenalectomia esquerda vdl e nefrectomia parcial direita convencional, em dois tempos, tendo peças cirúrgicas enviadas para estudo anatomopatológico, com evidência de CCR Furhman 2 e Hemangioma Cavernoso de suprarrenal

Discussão

A natureza deste tipo de lesão ainda não está estabelecida, já que estudos referentes a este tipo de lesão é prejudicado pela pequena frequência de incidência. A dor é a sintomatologia mais frequente, e o tratamento adequado quando tais sintomas presentes é a ressecção total do tumor. Conclusão: Pela pequeníssima quantidade de casos relatos desde a primeira publicação nota-se a raridade em frequência desta lesão, sendo necessário a documentação e estudo de cada novo caso.

Palavras Chave

Hemangioma Cavernoso, Supra Renal

Área

UROLOGIA

Instituições

Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes - Alagoas - Brasil

Autores

Ana Carolina Pastl Pontes, Elizabete Gonçalves dos Santos, Gustavo Jayme Climaco Galvão, Jacira Patricia Monteiro