Dados do Trabalho


Título

RECORRENCIA DE COLELITIASE EM VESICULA BILIAR RESIDUAL: UMA CAUSA INCOMUM DE SINDROME POS-COLECISTECTOMIA

Introdução

A síndrome pós-colecistectomia é definida como a persistência ou recidiva de sintomas abdominais após a remoção cirúrgica da vesícula biliar, com incidência estimada em 10-40% na literatura. As causas mais frequentes são distúrbios extra-biliares orgânicos e funcionais; no entanto, a possibilidade de patologia biliar associada também deve ser considerada. A vesícula biliar remanescente após colecistectomia subtotal é uma causa incomum dessa síndrome. O presente relato apresenta o caso de uma paciente com sintomas de cólica biliar recorrente dez anos após colecistectomia aberta por colecistite aguda, com ênfase no diagnóstico e manejo.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, 48 anos, hipertensa, procura atendimento com queixa de dor abdominal em hipocôndrio direito, associado a náuseas e vômitos pós alimentares com cerca de três meses de evolução. Relata história prévia de colecistectomia aberta subcostal por colecistite aguda complicada em outro serviço. Não apresentava alterações bioquímicas à investigação laboratorial. A ultrassonografia de abdome foi compatível com o diagnóstico de colelitíase em vesícula biliar remanescente. Optou-se pela abordagem laparoscópica para remoção completa da doença residual. Apresentou boa evolução pós-operatória, com plena resolução dos sintomas.

Discussão

A colecistectomia subtotal é uma técnica bem estabelecida como alternativa no tratamento da colecistite aguda complicada, em que a dissecção segura do triângulo de Calot não é factível devido a inflamação ou fibrose severa. Por outro lado, a presença de mucosa vesicular remanescente pode permitir a formação de novos cálculos biliares no coto residual e manifestar-se como cólica biliar recorrente. O tratamento é eminentemente cirúrgico e, embora a reintervenção possa ser tecnicamente desafiadora, a “re-colecistectomia” pode ser realizada com segurança pela técnica laparoscópica. A recidiva de colelitíase em vesícula biliar residual deve ser considerada no diagnóstico diferencial da síndrome pós-colecistectomia, sobretudo nos pacientes com história de colecistectomia complicada ou subtotal prévia.

Palavras Chave

Síndrome Pós-Colecistectomia; Colecistectomia laparoscópica; Colelitíase

Área

VIAS BILIARES

Instituições

Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Mariana Kumaira Fonseca, Carlos Eduardo Bastian da Cunha, Jader Gus, Lissandro Tarso