Dados do Trabalho


Título

HERNIA DIAFRAGMATICA DIREITA MACIÇA ESPONTANEA DE APRESENTAÇAO NO ADULTO.

Introdução

A hérnia diafragmática direita tem apresentações etiológicas congênitas, adquiridas, traumáticas ou espontâneas. Quando congênita, tem sintomatologia no período neonatal, podendo ser classificadas como hérnia de Bochdalek ou Morgagni. Devido ao caráter multifatorial, tem manifestações variadas e em muitos casos, o diagnóstico é incidental.

Relato de Caso

Paciente masculino de 38 anos de idade, com restrição de mobilidade corpórea e alterações no crescimento e desenvolvimento físicos, devido à sequela de infecção neonatal por sífilis. Inicia quadro de dor abdominal, hematêmese e anemia, associado a quadro digestivo inespecífico. Submetido a tomografia computadorizada contrastada, evidenciando quadro de hérnia diafragmática maciça direita. Foi submetido a duas abordagens cirúrgicas redutoras, sendo a primeira por reparo do segmento diafragmático acometido com grande omento e a segunda com implantação de tela de polipropileno.

Discussão

se apresenta o seguinte caso hérnia diafragmática do lado direito com migração de conteúdo abdominal para o hemotórax, com acometimento gastrointestinal e respiratório, se tentou resolver inicialmente por via abdominal para maior visualização e pela apresentação da sintomatologia; porém, recidivou. É por isso que se pensa que é uma hérnia de origem congênita (Bochdalek), por sua apresentação e tamanho, e, portanto, precisou de uma segunda intervenção cirúrgica, pelo qual realizou-se toracotomia anterolateral direita e uso de tela, tendo uma evolução favorável.

Palavras Chave

Hernia diafragmatica, hernia de Bochdalek, hernia de Morgagni.

Área

TÓRAX

Instituições

instituto de pos graduacao medica carlos chagas - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

camilo canas, Lorena castillo chung, Flavio Sa Ribeiro, Michaela Schreiner Gauer, alejandro restrepo