Dados do Trabalho


Título

DOLICOMEGACOLON CHAGASICO: UM RELATO DE CASO.

Introdução

O megacólon é uma das principais manifestações viscerais da doença de Chagas, e apresenta como consequentes complicações a constipação crônica e severa, distensão abdominal, fenômenos oclusivos associados ao fecaloma e ao volvo de sigmóide, a necrose da alça volvida, a colite isquêmica ou a úlcera que pode perfurar.

Relato de Caso

Paciente masculino, 80 anos, com quadro de abdome agudo obstrutivo, natural e proveniente de Minas Gerais, portador de doença de Chagas em seguimento cardiológico, há 20 anos, sem cirurgias abdominais prévias. Realizou tomografia de abdome e pelve evidenciando mega-dolico retossigmóide com grande fecaloma em seu interior. Foi realizada colectomia esquerda + colostomia a hartmann + amputacao de coto retal, devido à falha no tratamento conservador. Paciente com evolução clínica satisfatória, recebendo alta hospitalar no quarto dia pós-operatório.

Discussão

O megacólon adquirido é uma das manifestações tardias da doença de Chagas e decorre da destruição irreversível de células ganglionares periféricas do sistema nervoso autonômico e/ ou central durante a fase aguda da doença. Nas vísceras ocas a destruição das células ganglionares provoca, com o passar do tempo, o aparecimento das dilatações, hipertrofias e alongamentos caracterizando as enteromegalias. Várias são as alternativas possíveis para o tratamento cirúrgico do megacólon chagásico, todas com os objetivos de aliviar os sintomas da doença e prevenir suas complicações.

Palavras Chave

doença de Chagas; megacólon; abdome agudo obstrutivo; tratamento cirúrgico

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Hospital São Luiz - São Paulo - Brasil

Autores

Jéssica Mayumi Nagao, Marco Aurélio de Castro Perin, Paulo Fagundes Alternfelder, Luis Augusto Sinisgalli, Eli Leiser Nagiel