Dados do Trabalho
TÍTULO
GOSSIPIBOMA MANIFESTADO POS HISTERECTOMIA: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Gossipiboma é uma iatrogenia que consiste em uma tumoração originada a partir de uma matriz de algodão envolta por uma reação inflamatória do tipo granulomatosa. O corpo estranho pode servir para a proliferação de microorganismos, sendo a resposta primária uma produção asséptica de fibrina com formação de aderências e a secundária, exsudativa, com formação de abscessos e fístulas. Sua incidência está em torno de 0,15% a 0,2% e a taxa de mortalidade varia de 10% a 18%. As manifestações clínicas incluem: febre, íleo com motilidade diminuída, massa palpável com ou sem reação peritoneal, episódio de semioclusão intestinal e abcessos e fístulas abdominais espontâneos. Dentre as complicações encontram-se a formação de fístula, a septicemia e o abscesso intrabdominal, sendo o último mais frequente e com necessidade de remoção cirúrgica. O objetivo desse trabalho é ratificar a apresentação do gossipiboma e a dimensão de seus diagnósticos diferenciais.
RELATO DE CASO
I.C.F.S, mulher, 54 anos, foi ao consultório com queixa principal de dor à palpação localizada no flanco direito, colelitíase e hérnia umbilical. Ex. fís.: tumoração dolorosa em flanco direito. Relatou, em sua histótira prévia, histerectomia há 4 anos, cirurgia prévia de tumor uterino hemorrágico, 2 cesarianas e herniorrafia de hiato há 7 anos. A Ressonância Magnética do abdome e pelve demonstrou lesão intraperitoneal com contornos regulares e bem definidos, localizada no flanco direito, lateral à bifurcação das ilíacas, exibindo sinal heterogêneo nas imagens ponderadas em T2. Vesícula Biliar contendo cálculo, medindo 88 x 65 x 87 mm e volume de 265 cm3. Pequena hérnia hiatal. Pequena hérnia umbilical de 10 mm. Foi realizada laparoscopia exploradora com incisões na cicatriz umbilical, apêndice xifóide e subcostal direita, com exérese de corpo estranho, identificado como material têxtil de cor branca, semelhante a uma compressa cirúrgica, esquecido na histerectomia há 4 anos. Houve aderência em pequena parte do jejuno que teve de ser ressecada durante a laparoscopia.
DISCUSSÃO
Um importante aspecto da presença de um gossipiboma é a existência de uma reação inflamatória bacteriana intensa, originada de um corpo estranho contaminado deixado na cavidade abodminal e que pode levar a isquemia e necrose do tecido. Os principais diagnósticos diferenciais incluem lesões neoplásicas, fecalomas, abscessos, hematomas, aderências pós-operatórias, paniculite mesentérica, invaginação intestinal e materiais hemostáticos absorvíveis. Os métodos operatórios necessitam de mais cautela e novas tecnologias preventivas, como a utilização de códigos de barras nos materiais específicos, a fim de evitar o esquecimento e a dupla contagem de materiais.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
UNICEPLAC - Distrito Federal - Brasil
Autores
JANDERSON ALMEIDA, RÔMULO CÉZAR MOURA VIDAL, BIANCA NOLETO MAHMOUD ALI, MATHEUS ALVES PEREIRA