Dados do Trabalho


TÍTULO

CURSO DE SUTURAS E RETALHOS DESENVOLVIDO PELA LIGA ACADEMICA DE CIRURGIA PLASTICA(LIPLAS) DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

OBJETIVO

A Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica(LIPLAS) da FURB objetiva desenvolver atividades e conteúdos didáticos que busquem auxiliar na formação dos acadêmicos de medicina e o seguinte trabalho tem por finalidade mostrar os resultados efetuados por meio do curso de suturas e retalhos desenvolvido pela liga no primeiro e segundo semestre de 2018.

MÉTODO

O curso apresentou caráter teórico-prático e teve como público-alvo alunos da graduação de medicina que buscavam ampliarem seus conhecimentos e aprimorarem suas técnicas.O módulo teórico consistiu em uma breve revisão dos principais tipos de suturas e retalhos e foi ministrado por um cirurgião plástico.O treinamento prático ocorreu durante um sábado,onde pela manhã foi ensinada a maneira correta de manusear os instrumentos e buscou-se habilitar os participantes a identificarem e realizarem as diferentes técnicas de suturas.Já durante o período vespertino o foco foi nos retalhos.O curso prático contou com a divisão dos participantes em grupos de 3 a 4 integrantes.Cada grupo ficou em uma mesa e por ela passavam monitores,os quais eram acadêmicos de medicina que receberam treinamento prévio.Além disto um cirurgião plástico também estava presente para auxiliar nas atividades e responder aos questionamentos que fossem surgindo.Com a finalidade de mensurar o processo de aprendizagem dos participantes houve a aplicação de questionários,os quais consistiam em associar os nomes das suturas e retalhos com a imagem dos mesmos.Estes questionários foram empregados anteriormente ao curso e também após o término dele,assim sendo possível verificar os conhecimentos prévios de cada participante e se ocorreu após o curso uma evolução em relação ao número de acertos.Foi feito um levantamento de dados dos cursos que ocorreram durante o ano de 2018 e os resultados foram expostos no trabalho.

RESULTADOS

O curso efetuado durante o primeiro semestre de 2018 apresentou 28 participantes e os dados mostraram que 67.85% dos alunos tiveram uma evolução em relação ao número de acertos,28.57% estabilizaram e 3.57% regrediram na quantidade de acertos em relação às suturas.Já no questionário referente aos retalhos 29.62% dos participantes apresentam uma elevação em relação ao número de acertos,40.74% estabilizaram e 29.62% acertaram menos questões após o curso.No que se refere ao curso realizado no segundo semestre de 2019 foram ao toda 15 participantes,onde 86.66% dos alunos evoluíram no número de acertos após o curso,6.66% estabilizaram e 6.66% regrediram na quantidade de acertos referente às suturas.E no questionário dos retalhos 66.66% permaneceram com o mesmo número de acertos e 33.33% aumentaram o número de acertos.

CONCLUSÕES

Por meio do levantamento de dados foi possível verificar que grande parte dos alunos progrediram após o curso e também indicou que a maior dificuldade foi em relação aos retalhos,assim revelando o que podemos melhorar nas próximas edições.Além disto,foi um meio de aproximar os participantes de fundamentos cirúrgicos básicos relevantes.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Universidade Regional de Blumenau(FURB) - Santa Catarina - Brasil

Autores

Christine Bouwman, Giulia Orlandi Teske, Rafaela Roedel, Bruno Antunes Wiethorn, Maitê Correia Jacobsen, Matheus Nogueira Santos Araújo, Lukas Henryk Pereira, Luísa Stülp Vieira