O TRABALHO INTERPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR NA GESTAO DOS PROGRAMAS DE RESIDENCIA EM SAUDE
O curso Gestão de Programas de Residência Médica para o SUS (GPRS), contempla a
elaboração de um Projeto Aplicativo (PA), que exigirá a experimentação das áreas de
competência. Este projeto aplicativo, elaborado a partir da utilização da ferramenta de
Planejamento Estratégico Situacional (PES), tem como objetivo Integrar ações de ensino e
gestão entre as residências médica e multiprofissional da Faculdade de Medicina de
Botucatu-UNESP. Ele contém plano de intervenção, plano de gestão com cronograma de
implantação, recursos e custos necessários e planilha de indicadores para avaliação e
monitoramento de suas ações e metas. Espera-se que este nosso PA esteja diretamente
relacionado à gestão dos Programas de Residência em Saúde (PRS), possibilitando na
prática a avaliação e a reorganização da gestão destes programas afim de aprimorar o
cuidado nos diferentes espaços de produção de saúde no SUS.
A partir então do planejamento estratégico situacional (PES), utilizado como ferramenta em vários momentos neste curso, nosso grupo afinidade 4identificou alguns macroproblemas em relação à Gestão dos Programas de Residência (PR) Médica e Multiprofissional nos quais atuamos, sendo eles: 1- Insuficiência do uso de informação para implantar Programas de Residência
(PR), diretrizes e normas. 2- Fragilidade dos processos avaliativos para aperfeiçoar os PR em saúde.
3- Gestão não compartilhada dos Programas de Residência em Saúde pelas Instituições Envolvidas.
4- Modelo de atenção à saúde (mal operacionalizado), fragiliza a formação do residente no cenário de prática.
5- Falta de estímulos e incentivos para motivar todos os profissionais
envolvidos.6- Fragilidade na formação docente e discente na Modalidade de Residênciaem Saúde.
7- Vagas ociosas nos Programas de Saúde da Família e comunidade8-Distanciamentoentre os Programas de Residência médica e Multiprofissional.
Abaixo ,os nossos desafios:
Criação do colegiado gestor do PRM e PRMU
a) Co-responsabilização dos atores do colegiado gestor por decisões para
os PRS B) Regulamentação das ações do grupo gestor C) Promoção de ações de gestão integradas entre os PRS .
a) Criação de agenda para planejamento e execução de ações integradas
(grupo gestor) b) Realização de oficinas sobre o planejamento das ações integradas entre
os atores envolvidos nos PRS (residentes, preceptores, tutores, supervisores e coordenadores).
D) Promoção de ações de ensino / assistência integradas entre os PRS. a) Nos cenários de prática: ações integradas e interdisciplinares. b) Para o conteúdo teórico-prático: realização de vivencias integradas einterdisciplinares.
c) Construção de eixos de conteúdos comuns.
E) Promoção de reconhecimento equitativo pela administração da Unidade
(FMB) e pela PROPG de todos PRS .
a) Reconhecimento dos PRS como programa de PG latu sensu;
Para agilizar a concretização das iniciativas e oportunidades, oenvolvimento de todos os atores será o próximo passo para a execução deste projeto. Estes atores são: os supervisores/coordenadores/tutor e preceptor dos diferentes PRS de nossa Unidade; os residente e a direção da FMB, incluindo o órgão gestor máximo que é a Congregração.Um dos atores importantes, a PROPG, já está mobilizado para que hajao reconhecimento dos PRS como pós-graduação latu sensu. Existe ainda a
necessidade de avançar nas ações de equidade e também na incorporação administrativa
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
FACULDADE DE MEDICINA - São Paulo - Brasil
Silvia Justina Papini, Maria Helena Borgato, Silmara Meneguin