Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

PLANO DE INTEGRAÇÃO DE ENSINO/SERVIÇO DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO E REGIÃO.

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

JUSTIFICATIVA:
Os egressos das escolas de Medicina e outras áreas da saúde que recebemos atualmente para prestação de serviços possuem um conhecimento voltado ao método antigo hospitalocentrico, tradicional, priorizando a memorização do conhecimento e não a relação teoria-pratica-comunidade com situação problema, por isso a necessidade de termos uma Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade nas novas diretrizes preconizadas. Atualmente dispomos de estagiários das diversas áreas de saúde provindos da Universidade sem que haja um plano aplicativo entre Instituição Formadora e Secretaria Municipal de Saúde, sendo que os serviços em saúde servem como campo de atuação para pesquisas sem que tenhamos retorno das mesmas para o aproveitamento dentro do Plano Municipal de Saúde e planejamento de ações direcionadas. Por isso se aplica como uma estratégia muito importante um Plano Aplicativo dentro do Campo Estagio /Residência integrado e visando a realidade SUS com a Instituição Formadora.
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Articulação entre ensino e rede de serviço de saúde para estruturação da Rede Escola de Saúde
OBJETIVO GERAL: Desenvolver um processo formativo tendo como objetivo formar um especialista cujas características prioritárias sejam: atuação generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos, tornando-o capaz de atuar no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com responsabilidade social e compromisso com a cidadania.
AÇÕES: Criação de um COMITÊ GESTOR REGIONAL; desenvolver um plano de educação continuada de profissionais da rede de saúde regional; Identificar profissionais, com formação ou experiência profissional para atua como facilitador /preceptor; Criar um “Termo de Adesão de Preceptor”; Construir, entre preceptores da rede, a capacidade de utilizar novas práticas pedagógicas com ênfase em MA; Desenvolver, em conjunto com os docentes/supervisores das IES, as atividades a serem desenvolvidas; Estabelecer rotina de reuniões com as instituições regionais (gestores municipais, profissionais da rede e IES envolvidas).


Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Na implantação do PA e em seu desenvolvimento os desafios enfrentados foram:
Iniciar a execução do PA no município de São Leopoldo BASEADO na Matriz Decisória para seleção de problemas com ênfase na s novas metodologias (MA).
Desmobilização dos municípios devido a indecisões do Ministério da Saúde referente ao Curso de Medicina local.
Pouca sensibilização e adesão de trabalhadores do SUS dos municípios parceiros nos processos educacionais ofertados.
Em processo de construção a sistematização das reuniões com as instituições regionais.
Aprovação da Lei que institui o Programa de Preceptoria na Rede Publica de Saúde.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Os desafios são constantes, diários quando a essência é transformação da realidade. Através da Metodologia Ativa do projeto GPRM voltado para o processo ensino-trabalho em saúde os desafios tornaram-se mais amenos e as vitorias (formação de 32 profissionais no médico e não médicos na Especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS e Preceptoria no SUS) conseguidas ao longo do processo serve como combustível para superá-las, visto a procura enorme na segunda edição do mesmo. A Instituição efetuou mudanças nas praticas e rotinas nas relações com as IES mantendo-se sensível ao processo de transformação através das MA

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Continuar a:
- Buscar novos atores visando fortalecer a integração entre a teoria e a pratica e entre o mundo do trabalho e da aprendizagem visto que o cenário regional modificou-se com o inicio do Curso de Medicina e das Residências Médicas e Não médicas na Rede de Atenção á Saúde Municipal.
-Fomentar o uso das ações educacionais das Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem nos momentos de Educação Permanente e nas praticas diárias, em todos os cenários .
- Produzir inovações, apoiando a transformação de praticas e processos na área de saúde e no contexto do SUS.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Lisiane Machado Bitencourt da Silva, Maria Salete Macedo, andrea Kuada Coiado, Marco Aurélio Cruz da Silva