Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

PROGRAMA DE RESIDENCIA UNIPROFISSIONAL DE ENFERMAGEM EM URGENCIA E EMERGENCIA - PROJETO 2018/2020

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

O Hospital Regional do Oeste esta localizado na cidade de Chapecó é referência mais de 76 municípios, atendendo uma população de mais de 1 milhão e meio de habitantes, administrada pela Associação Hospital Lenoir Vargas Ferreira - filantrópicos. Possui hoje, 276 leitos de internação e 22 leitos de observação. É referência em alta complexidade em Traumato Ortopedia, Neurocirurgia, Gestante de Alto Risco, Captação de Órgãos e Transplante Rins e Córneas, Urgência e Emergência, Oncologia: quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, oncologia clinica e cirúrgica pediátrica e adulta, oncohematologia, ortovoltagem e roengenterapia), Unidade de Terapia Intensiva Geral, Pediátrica e Neonatal, referência ainda no Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e transporte aeromédico. O mesmo é o único Hospital Público da região com atendimentos 85% SUS, com atendimento aprox. 6.000 atendimentos mês no pronto socorro, com média de internação de 1.200 pacientes mês. Em processo de conclusão da ampliação de estrutura física em mais 11.885,46 m (7 salas cirúrgicas, 14 salas cirúrgicas e 47 leitos de UTI. Mantém convênio com instituições de ensino públicas e particulares, disponibilizando campo de estágio a mais de 1000 alunos ano, entre cursos de nível técnico profissionalizante, cursos de nível superior e pós graduação.
O presente projeto tem como objetivo implantar Residência Uniprofissional de Enfermagem em Urgência e Emergência, considerando os princípios e diretrizes do SUS, a partir das necessidades locais e regionais. Será desenvolvido pela AHLVF, em parceria com Universidade UNOCHAPECÓ, Universidade Estadual de Santa Catarina e Universidade Federal Fronteira Sul. A proposta traz um olhar na formação de enfermeiros que sejam sujeitos transformadores de suas práticas cotidianas visando à formação de excelência, dialógica e humanizada integradas à conhecimentos técnico-científicos, raciocínio critico - reflexiva, orientada para segurança do cuidado ao paciente e trabalho em equipe, e comprometidos com a qualidade da atenção à saúde, para atuar na atenção de urgência e alta complexidade.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

1- Um dos maiores desafios para a implantação do PA, foi a dúvida de como desencadear o processo para implantação dos programas de residência Multiprofissional e Uniprofissional.
2- Não tínhamos autorização de nossa instituição para iniciar o processo, com justificativa de “não gerar custos”.
3- Fragilidade no conhecimento das leis e portarias que regem os programas de residência em saúde.
4- Outro desafio foi visualizar os possíveis atores envolvidos, neste primeiro momento com foco nas Instituições de Ensino Superior (IES), as já mantínhamos um vínculo.
5- Realização de integração ensino serviço.
6- Interconexão na prática do programa multiprofissional com uniprofissional.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Significa um trabalho árduo, com muitas articulações entre o serviço, gestão, universidades e Secretaria Municipal de Saúde. Estreitamento dos vínculos com pessoas parceiras que acreditam em um SUS fortalecido.
Visualizamos como um processo amplo e um longo caminho a ser seguido, mas que a superação desses, nos proporcionará a médio e longo prazo, uma melhoria na qualidade de assistência para população.
Além de paciência é preciso ser valente para levar o processo a diante.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Sensibilizamos nossa instituição e Instituições de Ensino parceiras, da necessidade de criação dos programas de residência Multiprofissionais e Uniprofissional (critérios para credenciamento hospital ensino).
Criamos grupo de trabalho (GT) para a implantação das residências, considerando integração ensino serviço:
Envio de ofício, para compor GT; agenda de trabalho; divisão dos GT em sub grupos: eixos; minuta do regimento interno; elaboração de projeto para curso preceptores.
No terceiro encontro apresentei o formulário de caracterização das iniciativas educacionais do Sírio Libanês que norteou o trabalho.
Projeto será link com residência uniprofissional de enfermagem em urgência e emergência.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR LENOIR VARGAS FERREIRA - Santa Catarina - Brasil

Autores

JUSSARA SANTOS VALENTINI, EDIONE CRISTINA VIAL, Lucinara Regina Cembranel