Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

AMPLIAÇAO DO DIAGNOSTICO DE HIV NO MUNICIPIO DE NOVO HAMBURGO

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Justificativa:
A cada ano os números relacionados aos casos de HIV e mortes relacionadas à aids no estado do Rio Grande do Sul vem sendo destaques negativos nas mídias e nas bibliografias especializadas. Características locais, inclusive relacionando a subtipos virais predominantes na região podem tentar explicar as causas para tal epidemiologia. O município de Novo Hamburgo faz parte dos 15 municípios prioritários no Estado para ações de combate à epidemia de aids, por juntos, concentrarem 90% dos casos notificados no RS. A principal ação proposta em 2014 pelo Estado foi a implantação pelos municípios prioritários da Linha de Cuidados para Pessoas Vivendo com HIV/aids (LC para PVHA), que tem por objetivo definir o fluxo de atenção à saúde e o cuidado a essas pessoas e ampliar acesso ao diagnóstico ao HIV, hepatites virais, Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Portanto, ações municipais são urgentes para se iniciar mudanças no cenário da doença que apresenta tamanha morbimortalidade mesmo em locais com acesso a tratamentos adequados. Para dar início à mudança de cenário, o foco deve ser no diagnóstico precoce e o presente projeto busca contemplar essa necessidade do município.
Objetivos Gerais:
Aumentar o diagnóstico precoce do HIV;
Sensibilizar as lideranças e trabalhadores em saúde no município de Novo Hamburgo.
Objetivos Específicos:
Ampliar o acesso da população do município à testagem do HIV;
Capacitar as equipes de saúde do município para a realização do teste rápido do HIV, da sífilis e das hepatites virais B e C;
Manter um trabalho continuado de monitorização e apoio técnico às equipes de saúde do município.
Ações:
Sensibilização das lideranças municipais relacionadas com os temas HIV/aids, ISTs, hepatites virais e atenção básica em saúde;
Capacitações teóricas;
Oficinas práticas;
Encontros subsequentes para incentivo e monitoramento da continuidade das ações.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

O principal desafio permanece sendo a escassez de recursos humanos na rede básica de saúde do município de Novo Hamburgo. Em função dessa carência, há dificuldade das unidades de saúde absorverem mais uma rotina no dia a dia atribulado da saúde pública em nosso país. Também por questões de recursos humanos, fica complicada a liberação dos profissionais de saúde para participarem de capacitações em horário de trabalho, pela demanda diária das unidades, ocasionando baixa adesão aos encontros. Outro desafio que estamos enfrentando é a organização do sistema de informática, que auxiliaria nos relatórios de epidemiologia e pedidos de testes.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

A descentralização dos diagnósticos de HIV, sífilis e hepatites virais significam um melhor atendimento à população do município, mais próximo do domicílio do usuário. Com isso, o Serviço Especializado do município pode voltar as ações para atividades de capacitação, servindo como referência para pacientes do município e região, além de desenvolver atividades de matriciamento com as unidades básicas de saúde. Desenvolvendo essa parceria, entre serviço especializado e atenção básica de saúde, o desafio de proporcionar melhor atendimento à população e ampliar o diagnóstico precoce de HIV, sífilis e hepatites virais, estará sendo atingido com sucesso.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

O enfrentamento de desafios faz-se constante em saúde pública e deve ser adequado a cada momento que se vive no município. Nesse momento, a articulação com todos os setores da saúde do município permite que os problemas sejam conhecidos e, de forma individualizada, com cada setor, solucionada de forma satisfatória. Questões de recursos humanos, por exemplo, que não temos autonomia de resolução, tentamos contornar com visitas locais para orientação. Questões relacionadas ao sistema de informática estão sendo desenvolvidas em parceria com os técnicos responsáveis, afim de facilitar o trabalho tanto do Serviço Especializado, como das unidades básicas de saúde.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Prefeitura Municipal Novo Hamburgo - Secretaria da Saúde - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Fábia Rafaela Corteletti, Lisa Gaspar Ávila, Rosita Locks Lopez