PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA NA CIDADE DE BARREIRAS - BAHIA
A criação de novos programas de residência, bem como o fortalecimento de programas existentes na área de Ginecologia e Obstetrícia é de fundamental importância para o desenvolvimento de ações que promovam a saúde da mulher. O pedido de credenciamento desta iniciativa educacional se justifica, por um lado, pela necessidade de qualificar a formação profissional de médicos em contribuição para o desenvolvimento na área de Ginecologia e Obstetrícia e, por outro, pela necessidade de ampliar o quadro de médicos da referida especialidade na cidade de Barreiras e região.
Objetivos:
Tornar o médico residente em Obstetrícia e Ginecologia apto a promover a saúde e prevenir, diagnosticar e tratar as afecções relacionadas à mulher, nas diferentes fases da vida, bem como desenvolver habilidades e raciocínio crítico nas subespecialidades e nas diversas áreas de atuação, proporcionando uma formação profissional e humana no seu sentido mais profundo.
Desenvolver atividades teórico-complementares utilizando metodologias ativas que visem a problematização da prática e do cotidiano, permitindo que o residente construa o conhecimento, alicerçando teoria e prática.
Desenvolver o Programa de Residência em Ginecologia e Obstetrícia sob a forma de treinamento em serviço e abordagem do conteúdo teórico, através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
Promover avaliação do médico residente de maneira cognitiva, prática e atitudinal. Deve acontecer de forma processual, contínua e gradativa, de modo a integrar os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem de forma abrangente, sistemática e inclusiva.
Ações:
Agregar as atividades práticas e conteúdos integrados dos programas de residência em ginecologia e obstetrícia e de medicina de família e comunidade através de métodos ativos de ensino-aprendizagem.
Elaborar portfólios reflexivos como ferramenta de avaliação para estimular o pensamento crítico-reflexivo e gerar condições para o exercício de um senso ético na formação médica.
Os desafios principais serão: o primeiro ano de implantação do programa, devido ao numero reduzido de especialista em ginecologia e obstetrícia nessa região; a localização da região, devido à distancia de grandes centros de referência; e a estrutura física da maternidade em suprir toda a demanda necessária para a formação.
Esses desafios são estimuladores para a melhoria dos serviços prestados para a população e para que a maternidade se torne uma referência nessa região do Oeste da Bahia, além de um local de formação para residentes e estudantes da área de saúde.
Os desafios podem ser supridos a partir de: melhorias para capacitação dos preceptores, que já esta acontecendo na UFOB com o curso de preceptoria do Instituto de Ensino e Pesquisa Sirio Libanes; melhor integração do ensino e serviço, por meio de parceria da universidade com a rede municipal de saúde; estagios externos e parcerias com outras instituições de ensino e serviços, facilitando a aproximação com grandes centros.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
Universidade Federal do Oeste da Bahia - Bahia - Brasil
Inara Russoni de Lima Lago, Marta Maria Santos de Jesus Andrade, Marcello da Silveira Paschoalini