GPRMS - UMA PROPOSTA TRANSFORMADORA
Angra dos Reis tem uma Rede de Saúde bastante ampliada, por ainda vermos em seu cenário uma dificuldade de provimento de médicos houve adesão ao Programa da Lei Federal nº 12.871 de 22 de outubro de 2013 que possibilitou sua habilitação para receber uma faculdade de Medicina, sendo a residência médica um pré-requisito e um desejo para a qualificação de sua rede.
Objetivo:
Demonstrar a importância da Capacitação dos Profissionais para uma transformação no processo de trabalho no município.
Relato da Experiência:
O Município constituiu através de portaria a Comissão Municipal de Residência Médica (COREME) para iniciar a implantação de seus Programas de Residência Médica. Seus membros avançaram no trabalho com a participação no Curso de Aperfeiçoamento de Gestão de Programas de Residência Médica no SUS (GPRMS) da parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês. Com as inovações, propostas e processos de trabalho definidos no curso; a utilização de ferramentas como: Matriz de Problemas, Matriz Decisória e Matriz de Atores e com o entendimento da Portaria nº 1248, de 24/06/2013 que dispõe sobre a “Estratégia de Qualificação da Rede de Atenção à Saúde”, priorizamos o programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, cujo projeto foi aprovado. Realizamos 2 processos seletivos e estamos aguardando aprovação do PCP da Residência em Pediatria. Fizemos o curso de Preceptoria no SUS, além de outros para demais profissionais da REDE; a faculdade de Medicina já está no município; a Educação Permanente passou a ser local de visão; a COREME foi reconhecida e iniciamos o processo para COREMU.
Resultados e conclusões:
Acreditamos que o convite para participar do Curso GPRMS mostrou-se eficaz não só na elaboração de projetos de Programas de Residências Médica como provocou uma transformação no processo de trabalho do município que agora se torna de ensino-serviço.
No momento nosso maior desafio tem sido manter o residente pois ainda não temos a complementação da bolsa.
As mudanças Políticas sempre são problemas para um município pequeno.
A complementação da bolsa tem sido um nó crítico e as questões políticas já não nos abala tanto pois já nos acostumamos a elas.
Estamos tentando aprovação do projeto de Lei da complementação da bolsa de residência.
Conseguimos acompanhar as mudanças sem que estas modifiquem nossa proposta, ainda que às vezes as retardem um pouco..
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
Secretaria Municipal de Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil
Lilian Gomes Machado, André Luiz da Silva Farias