IDENTIFICANDO PROBLEMAS NA PRECEPTORIA: CONSTRUÇAO DE UM PROTOCOLO DE INDICADORES DE QUALIDADE
Considerando as características dos serviços de residência médica e multidisciplinar de Joinville observamos uma clara falta de critérios para AVALIAÇÃO QUALITATIVA desses programas e a consequente dificuldade de estabelecer prioridades, identificar objetivos e traduzi-los em metas.
O acompanhamento regular e sistemático dos serviços é uma prática incomum em diversas áreas, especialmente entre instituições formadoras de profissionais da saúde. Existem poucos instrumentos avaliativos e que, habitualmente, se constituem de avaliações complexas e com grande viés subjetivo.
O PA tem o objetivo de desenvolver INDICADORES DE QUALIDADE aplicáveis nos cenários reais dos programas de residência e graduação em saúde e reproduzíveis nos diversos níveis de organização dos diferentes programas de residência.
Os indicadores possibilitam avaliar criteriosamente os elementos analisados, acompanhar o andamento dos trabalhos, adotar redirecionamentos necessários e verificar resultados e impactos obtidos. Com isso, aumentam as chances de serem tomadas decisões corretas e de se potencializar o uso dos recursos.
O plano de ações desenvolvido para a criação desses indicadores baseia-se na segmentação dos diferentes aspectos dos programas de residência...
Infraestrutura
Programa didático
Qualificação profissional
Produção científica
Apoio a preceptoria
Competências de residentes e preceptores
...e em atributos comuns que tornem os indicativos de fácil utilização:
Aplicabilidade no ambiente real
Relevância
Simplicidade na coleta de dados
Fácil pactuação dos envolvidos
Baixo custo
Reproduzível em múltiplos serviços
A fase final do projeto prevê a apresentação dos indicadores para os demais atores sociais envolvidos (COREME/COREMU, preceptores, residentes, direção técnica hospitalar) para ajustes e pactuações de aplicação.
Após a aplicação desse PA, espera-se que sejam levantadas as potencialidades e dificuldades dos programas de residência bem como instituído um método de AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA, OBJETIVA E CONTINUADA dessas residências e, assim, estabelecidas metas concretas para melhorias no modelo de ensino e formação e na ampliação da competência profissional dos participantes, sejam residentes, preceptores ou instituições.
O maior desafio para o desenvolvimento deste projeto está em aliar a necessidade de avaliar quesitos de qualidade importantes no processo de interação ensino-assistência e fazê-lo de forma prática para que ele seja realmente utilizado nos programas de residência; inclui-se aí a inserção dos preceptores, residentes e demais atores fundamentais na construção dos indicadores, pois ao propor a ação com a participação do ensino-serviço você constrói corresponsabilidade.
Acreditamos que não basta que o PA seja bom e útil, ele precisa ter condições reais de implantação e resultados.
Este desafio é motivador. Como conhecemos a dinâmica dos diversos programas de residência na prática, nos empenhamos em trabalhar de forma a viabilizar a aplicação do projeto.
O alinhamento dos indicadores adaptado a realidade de diferentes profissionais visa a ampliação e ajuste da relação ensino-serviço, do trabalho interprofissional como objeto de transformação das práticas profissionais e da própria gestão e organização do trabalho;
É inegável a importância de colaborar com a divulgação e implementação deste projeto para que ele seja útil dentro da instituição que trabalho, a fim de desenvolver programas de residência de qualidade progressivamente maior.
Também é fundamental sensibilizar e mobilizar a representatividade de gestores, profissionais de saúde, preceptores, residentes e o controle social na proposição, condução e desenvolvimento deste projeto que tem como objetivo final qualificar a formação e o processo de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) em Joinville e a sua reorganização para orientar o cuidado aos cidadãos, família e comunidade.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
JOINVILLE - Santa Catarina - Brasil
MURILO PILATTI SANTOS, BRUNA MAZZUCO BENEDET, BIANCA DA FONSECA PRIMAK, Cristina Teixeira, FERNANDA AGUIAR PERITO