Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

PROTOCOLO DE NORMAS E REGULAMENTAÇAO DE FUNCIONAMENTO E INTERNAÇAO DO HOSPITAL E MATERNIDADE GILENO DE SA OLIVEIRA

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Ao fazer uma reflexão sobre os atendimentos prestados pelo Hospital e Maternidade Gileno de Sá, notou-se a inexistência de utilização de protocolos, na padronização das rotinas de trabalho e na utilização científica nos procedimentos e ações, fatores indispensáveis para um bom funcionamento de uma unidade de saúde. Este protocolo tem como objetivo ser um guia de informações claras sobre os procedimentos e rotinas multidisciplinar do Hospital e Maternidade do Dr Gileno de Sá Oliveira. Com isto, podemos sanar dúvidas, orientar quanto aos procedimentos técnicos e administrativos da unidade e como consulta para as equipes multiprofissionais. A Unidade de Internação de Adultos e Crianças tem por finalidade assistir globalmente as pacientes das clinica Cirúrgica e Obstétrica (pré e pós-parto), com ações relacionadas ao parto humanizado sem distorcias, ao óbito fetal e puérperas de Alto Risco (retaguarda de patologia obstétrica), adolescentes e crianças clínicas ou cirúrgicas. Também, comporta uma ala de isolamento para atender à pacientes com patologias infectocontagiosas e doenças terminais visando uma assistência de cuidados paliativos. Vale ressaltar, que além das internações de longa permanência, há leitos no Hospital destinados para intervenções cirúrgicas que não necessitam de um pós-operatório prolongado. As nossas ações são para melhoria imediata da qualidade de assistência ao público que solicitem os serviços.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

A proposta do projeto aplicativo presente é construir um protocolo que facilitasse o atendimento no hospital e maternidade Gileno de SÁ. A inclusão sociocultural nesta proposta curricular é princípio e prática educativa, que tanto orienta a ação educativa dos profissionais de um hospital gerido pelos princípios do Sistema Único de Saúde. Os principais enfrentamentos são as fragilidades presentes na unidade como, limitação física, falta de apoio financeiro dos órgãos públicos, aceitação da equipe da unidade, realidade prática ás vezes não contradiz com a teoria. Além disso, é necessário ressaltar que as referências da construção do projeto aplicativo são marcadas por realidades diversas.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Os desafios são necessários para entendermos e respeitarmos a complexidade, que é trabalhar e entender o funcionamento de um hospital público. A equipe entende que estamos incumbidos de mudar a realidade do atendimento público do nosso dia a dia, em que não beneficiará apenas o desenvolvimento de uma logística facilitadora para os funcionários, mas principalmente o fluxo dos seus usuários aflitos e carentes de mecânico que supram suas necessidades. A instituição entende que através de um dialogo e colaboração de todos estará aberta para mudanças que melhorem cada vez mais a prestação de serviços na unidade.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

A busca de conhecimento e dialogo serão fundamentais para solucionar os problemas do projeto aplicativo. A principio implantar parcialmente os protocolos e após isso observaremos os pontos positivos e negativos, para enfim adotarmos definitivamente. A falta de recursos poderá ser suprida com alternativas de reaproveitamento de mecanismo já disponível pela unidade (impressoras, computadores, insumos e etc...). Os componentes do hospital mais resistentes para implementação serão esclarecidos sobre a importância do protocolo para unidade, através de palestras e seminários. Estarei aberto para novas ideias e modificações do protocolo, entendo que a construção do protocolo é um trabalho continuo e sempre será modificado durante o tempo.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Luis Eduardo Magalhães - Bahia - Brasil

Autores

lucio santos borges, Simone Harumi da Silva Kikuchi, LEILIANE FERREIRA MACHADO, IVANETE FAGUNDES SANTANA