Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

FOCANDO NO PRECEPTOR PARA UMA FORMACAO DE SUCESSO EM SAUDE NO SUS

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

A integração ensino-serviço refere-se ao trabalho coletivo pactuado, articulado e integrado entre professores, estudantes dos cursos de formação em saúde, trabalhadores que compõem as equipes, gestores e comunidade, facilitando desta forma o processo de formação, em consonância com as diretrizes do SUS (Pizzinato A. et al. 2012). O processo ensino-aprendizagem quando acontece nos serviços, com a participação dos atores deste contexto na função docente, pode contribuir para aproximar o perfil do egresso das necessidades de saúde da população (Rodacoski GC et al 2013). No início da construção do projeto aplicativo realizamos a leitura da realidade de cada integrante na preceptoria e elencamos três macroproblemas: (1)inadequação da estrutura/financiamento, (2)falta de integração ensino-serviço e (3)desvalorização da Atenção Primária da Saúde. Através das matrizes decisórias, foi priorizado como macroproblema ‘dificuldade na integração ensino-serviço’. Os microproblemas foram discutidos e organizados em planos de ação de acordo com os seguintes nós críticos: falta de espaços de discussão entre ensino-serviço, falta de descrição das competências /atribuições dos atores e desvalorização do preceptor. Devido a sua amplitude, após reunião na Secretaria de Saúde Municipal com o Núcleo de Apoio à Rede de Atenção à Saúde, pactuamos o enfoque na desvalorização do preceptor, pois os demais estão sendo trabalhados pela gestão. A intencionalidade do projeto aplicativo é a valorização do preceptor através da educação continuada com a formação de grupos de estudo para garantir a qualidade da preceptoria. Além disso, objetivamos adequação da infraestrutura com o rearranjo de equipe de trabalho e reforma nas unidades. A gratificação se dará através de ações como incentivo a participação em congressos, banco de horas para preceptoria, incentivo financeiro e espaço protegido na agenda. A profissionalização da preceptoria não avançará se não for deliberadamente estimulada por políticas que incentivem e valorizem a formação dos preceptores (Afonso D H et. al. 2013).

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

No decorrer do desenvolvimento do projeto aplicativo o grupo teve algumas dificuldades em encontrar um objetivo específico que contemplasse todos os problemas elencados diante a complexidade e amplitude do tema escolhido. Além disso, após a realização das atividades durante o curso o foco do projeto foi mudando e trouxe inicialmente angústia ao grupo, porém no decorrer das atividades houve maior identificação com os objetivos propostos.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

A prática reflexiva permite o aprofundamento do problema gerando uma clareza de ideias e facilitando encontrar as soluções de formas objetivas e claras. Inicialmente os desafios geraram frustrações individuais e coletivas, porem no decorrer do processo houve aproximação dos integrantes. Os desafios trouxeram para a prática o desenvolvimento das habilidades de negociação e pactuação, fortalecendo o trabalho em equipe.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

O diálogo, respeito e tolerância permitem enfrentar os desafios que surgem de forma a atingir os objetivos. Enfoque em metodologias permite sair do subjetivo e alcançar objetivamente as metas de forma a construir o conhecimento através da reflexão consciente.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Joinville - Santa Catarina - Brasil

Autores

Barbara Kawall Connolly Barreiros, Ivete Andrzejewski, Elton Cesar Codeiro, Rafaela Aparecida Pokrywiecki de Souza