Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

INTEGRAÇAO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NA ATENÇAO BASICA DO MUNICIPIO DE CHAPECO, SANTA CATARINA

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Este projeto aplicativo surge da necessidade de que os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem estejam integrados de forma a pensar e executar as ações em conjunto e continuamente. Dessa forma, o projeto prevê a diminuição do déficit da integração ensino-serviço-comunidade no município por meio da implantação de um Núcleo de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (NIESC), cuja composição contemplará a participação de profissionais e comunidade, propondo agenda de trabalho que vise ao desenvolvimento da melhoria da qualidade do ensino e ampliação da capacidade/qualidade da assistência em saúde no município. Com isso, os problemas elencados pelos atores envolvidos no processo, como barreiras à aproximação entre o ensino e o serviço, poderão ser tema de estudos, discussões, capacitações, entre outros. Pretende-se assim, todos os representantes das instituições e serviços de saúde envolvidos no processo de formação em saúde para que a implantação do NIESC represente um espaço de construção coletiva de possibilidades para a qualificação do SUS, com foco no fortalecimento da formação em serviço. Para tanto, ações de sensibilização das instituições envolvidas no processo, bem como garantir a participação de representantes dos serviços e instituições de ensino, se fazem necessárias para atingir todos os objetivos propostos.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

A construção do PA encontra-se em fase de finalização, estimando-se que desafios não previstos surgirão em sua implantação. Nesse momento, os maiores impasses estão ligados ao apoio e adesão da gestão municipal e dos profissionais dos serviços. O município não possui uma tradição de formação em serviço. A incipiência de programas de residência médica e multiprofissional, a pouca valorização da atividade e baixo incentivo para o exercício da preceptoria, e a desarticulação entre ensino e serviço, levam a decisões unilaterais no que tange ao processo de ensino-aprendizagem nos serviços de saúde, o que pode dificultar o desenvolvimento do projeto.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Esses desafios são vivenciados por todos nós no cotidiano de trabalho com a formação em saúde, em nível de graduação, em que percebemos o quanto resistências e incompreensões por parte da gestão, do trabalho e da educação, relacionadas à integração ensino-serviço-comunidade, são uma constante no município. Para o grupo, os desafios significam motivação e desejo de mudança, uma espécie de impulsor que faz crescer em nós a vontade de transformar essa realidade e reduzir o déficit na integração ensino-serviço-comunidade em Chapecó, aperfeiçoando a formação e a produção do cuidado em saúde no âmbito do SUS.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

O principal desafio começou a ser superado a partir da conformação do grupo afinidade no curso de especialização, pelo encontro de pessoas que, apesar de terem trilhado caminhos diferentes e enxergarem o mundo sob diferentes óticas, ansiavam por melhorias na formação e no trabalho em saúde. Assim, ampliou-se a compreensão sobre o problema e a proposição de possibilidades de superá-lo, conjuntamente. A principal estratégia de superação dos impasses reside, portanto, na conformação do Núcleo de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (NIESC) como possibilidade de enfrentamento do problema priorizado, contribuindo para reduzir resistências e incluir os diversos atores no processo de mudança.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Universidade Federal da Fronteira Sul - Santa Catarina - Brasil

Autores

Adriana Cristina Hillesheim, Graciela Soares Fonseca, Raciel De La Torre Rodriguez, Beatris Zanfir Damarem