INTEGRAÇAO ENSINO-SERVIÇO EM DOIS HOSPITAIS PUBLICOS DE LONDRINA-PR
Entende-se por integração ensino-serviço o trabalho coletivo pactuado, articulado e integrado de estudantes e professores dos cursos de formação na área da saúde, com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo-se os gestores. A sua finalidade é a qualidade de atenção à saúde individual e coletiva, a excelência da formação profissional e o desenvolvimento e satisfação dos trabalhadores do serviço. Atualmente, faltam apoio e integração entre os serviços e as instituições formadoras para a preparação dos docentes profissionais que atuam nestes serviços, o que dificulta a construção de um novo modelo assistencial. O objetivo do projeto aplicativo foi contribuir na qualificação profissional através da preceptoria, atuando diante do cumprimento da pactuação ensino-serviço, com a participação de todos os atores envolvidos no processo. O nosso grupo de trabalho é constituído por 12 profissionais que atuam nos dois hospitais públicos estaduais, de nível secundário, do município de Londrina-PR. Utilizamos o Planejamento Estratégico Situacional para orientar nosso trajeto e para tomada de decisões. A nossa proposta de intervenção é composta pelas seguintes ações: reuniões agendadas com periodicidade definida; pautas com objetivos bem determinados para uma comunicação efetiva e resolutiva entre serviço e academia; criação de um cronograma anual; adesão a reunião com lista de presença; previsão do local para reunião (espaço físico); apresentar os resultados das ações da preceptoria aos gestores locais e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. A previsão de implantação do projeto é de 12 meses. Os responsáveis por realizar as ações são os gestores locais, preceptores, serviço de ensino e pesquisa de cada instituição, docentes e gestão de recursos humanos.
Nosso grupo é formado por 12 profissionais de diferentes áreas da saúde. Ao mesmo tempo que essa característica fortalece nosso grupo, ao proporcionar discussões mais ricas devido à diversidade de olhares sob o mesmo objeto, o elevado número de pessoas torna morosa a construção do Projeto Aplicativo. Com o tempo limitado que temos para realizar as atividades, muitas vezes o processo teve que ser acelerado, impossibilitando a expressão da opinião de todos os componentes do grupo. A comunicação eficaz entre os diferentes níveis da gestão estadual também se apresenta como um desafio atual.
Ao trabalhar em equipe, temos a oportunidade de aprender ao compartilhar experiências e saberes; é um processo muito gratificante, quando todos se empenham em realizar o seu melhor. Para a nossa equipe, a construção do Projeto Aplicativo durante as atividades do grupo Afinidade proporcionou um local para conhecermos nossos colegas de trabalho, refletirmos e fortalecermos nossos conhecimentos sobre tudo o que envolve ser preceptor. A instituição onde trabalhamos se beneficiará com o trabalho de uma equipe mais integrada e melhor preparada para auxiliar na formação de novos profissionais de saúde.
Sozinhos, não temos muita autonomia para realizar as mudanças necessárias para resolver estes problemas. Mudamos este cenário quando formamos uma equipe para repensar nossas práticas e propor sugestões de melhoria. Unidos pelos mesmos ideais e apoiados pelos conceitos estudados no Projeto Aplicativo, trabalhamos no intuito de aprimorar nossas relações com as instituições de ensino e com os demais níveis da gestão estadual envolvidos com a área de educação em saúde. Para além, buscamos promover uma comunicação mais efetiva entre gestores, preceptores e professores, beneficiando a todos, em especial, aos residentes.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ - Paraná - Brasil
GISELE CARVALHO REMONDI, GERALDO JUNIOR GUILHERME, IVONE APARECIDA SOARES MENDES, WANIA LAVINIA NANTES PEDRI