Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

INTEGRAÇAO ENSINO-SERVIÇO EM DOIS HOSPITAIS PUBLICOS DE LONDRINA-PR

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Entende-se por integração ensino-serviço o trabalho coletivo pactuado, articulado e integrado de estudantes e professores dos cursos de formação na área da saúde, com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo-se os gestores. A sua finalidade é a qualidade de atenção à saúde individual e coletiva, a excelência da formação profissional e o desenvolvimento e satisfação dos trabalhadores do serviço. Atualmente, faltam apoio e integração entre os serviços e as instituições formadoras para a preparação dos docentes profissionais que atuam nestes serviços, o que dificulta a construção de um novo modelo assistencial. O objetivo do projeto aplicativo foi contribuir na qualificação profissional através da preceptoria, atuando diante do cumprimento da pactuação ensino-serviço, com a participação de todos os atores envolvidos no processo. O nosso grupo de trabalho é constituído por 12 profissionais que atuam nos dois hospitais públicos estaduais, de nível secundário, do município de Londrina-PR. Utilizamos o Planejamento Estratégico Situacional para orientar nosso trajeto e para tomada de decisões. A nossa proposta de intervenção é composta pelas seguintes ações: reuniões agendadas com periodicidade definida; pautas com objetivos bem determinados para uma comunicação efetiva e resolutiva entre serviço e academia; criação de um cronograma anual; adesão a reunião com lista de presença; previsão do local para reunião (espaço físico); apresentar os resultados das ações da preceptoria aos gestores locais e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. A previsão de implantação do projeto é de 12 meses. Os responsáveis por realizar as ações são os gestores locais, preceptores, serviço de ensino e pesquisa de cada instituição, docentes e gestão de recursos humanos.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Nosso grupo é formado por 12 profissionais de diferentes áreas da saúde. Ao mesmo tempo que essa característica fortalece nosso grupo, ao proporcionar discussões mais ricas devido à diversidade de olhares sob o mesmo objeto, o elevado número de pessoas torna morosa a construção do Projeto Aplicativo. Com o tempo limitado que temos para realizar as atividades, muitas vezes o processo teve que ser acelerado, impossibilitando a expressão da opinião de todos os componentes do grupo. A comunicação eficaz entre os diferentes níveis da gestão estadual também se apresenta como um desafio atual.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Ao trabalhar em equipe, temos a oportunidade de aprender ao compartilhar experiências e saberes; é um processo muito gratificante, quando todos se empenham em realizar o seu melhor. Para a nossa equipe, a construção do Projeto Aplicativo durante as atividades do grupo Afinidade proporcionou um local para conhecermos nossos colegas de trabalho, refletirmos e fortalecermos nossos conhecimentos sobre tudo o que envolve ser preceptor. A instituição onde trabalhamos se beneficiará com o trabalho de uma equipe mais integrada e melhor preparada para auxiliar na formação de novos profissionais de saúde.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Sozinhos, não temos muita autonomia para realizar as mudanças necessárias para resolver estes problemas. Mudamos este cenário quando formamos uma equipe para repensar nossas práticas e propor sugestões de melhoria. Unidos pelos mesmos ideais e apoiados pelos conceitos estudados no Projeto Aplicativo, trabalhamos no intuito de aprimorar nossas relações com as instituições de ensino e com os demais níveis da gestão estadual envolvidos com a área de educação em saúde. Para além, buscamos promover uma comunicação mais efetiva entre gestores, preceptores e professores, beneficiando a todos, em especial, aos residentes.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

GISELE CARVALHO REMONDI, GERALDO JUNIOR GUILHERME, IVONE APARECIDA SOARES MENDES, WANIA LAVINIA NANTES PEDRI