GUIA DE PRECEPTORIA EM SAUDE NO SUS: CONSTRUINDO/AMPLIANDO CONHECIMENTO PELA INTEGRAÇAO DO ENSINO-SERVIÇO
Nas diversas áreas da vida existem escolhas a fazer e, no campo educacional não é diferente. A escolha do problema do projeto aplicativo -fragilidade da articulação ensino- serviço, no que se refere à prática de trabalho colaborativo, foi feita baseando-se nas dificuldades vivenciadas pelos especializandos do curso de Preceptoria em Residência Médica/Preceptoria no SUS, ofertado pela Instituição de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde. O problema em questão impede significativamente que a equipe de saúde obtenha excelência no cuidado integral do indivíduo, prejudicando, assim, o suprimento das demandas sociais em saúde da população. Para a realização do PA elencamos como objetivo geral estruturar uma intervenção na realidade a partir da integração do ensino-serviço, através do planejamento estratégico em saúde e como específicos: construir o Guia de Preceptoria em Saúde no SUS, identificar o olhar dos diferentes atores sociais na construção do cenário de prática com as potencialidades, fragilidades e os possíveis projetos na relação ensino-serviço, a partir de uma construção coletiva, promover espaços de diálogo e formação na perspectiva de integração dos atores envolvidos na relação de ensino-serviço e avaliar o processo do monitoramento da integração ensino-serviço. Para concretizar estes objetivos foram propostas cinco ações a serem desenvolvidas de acordo com o cronograma estipulado pelo grupo afinidade, assim como as atividades que serão desenvolvidas para cada ação. A ação foi construído o Guia de preceptoria, seguido pelo registro e publicação do Guia, para isso se faz necessária divulgação do Guia e capacitação dos profissionais dos cenários de prática em preceptoria para que sirva como um instrumento norteador para os atores sociais envolvidos no cenário de prática, por fim a avaliação do Guia, pois é sabido que todo processo necessita de avaliação.
As diversas formas de agir dos especializandos, com suas diferenças pessoais, histórias de vida e áreas de atuação diferentes. Pontualmente, nossos desafios são: a construção do guia, o levantamento das reais necessidades para uma melhor integração do ensino-serviço, a interlocução dos atores sociais que estão envolvidos no processo, a participação dos mesmos na construção do guia, o contribuirá para uma maior aceitação do mesmo, a verba necessária para a sua confecção e a divulgação do trabalho final. Porém, todos os desafios são superados pela união, capacidade produtiva e pelo trabalho coletivo.
Os desafios fazem parte do crescimento pessoal, da construção dos conhecimentos e da grandiosidade e necessidade das relações interpessoais. Serão estes que nos moverão para que tenhamos um crescimento efetivo. Conseguimos unir as nossas forças, através da motivação para o objetivo comum da construção do guia, iniciamos um processo real e coletivo na construção do PA. A trajetória traçada pela equipe na construção do PA partiu da análise dos desafios movida pelo termo de referência da instituição, etapas progressivas que continham uma sequência pedagógica, a qual nos possibilitou um estudo aprofundado dos problemas reais do cenário de prática.
A realização do trabalho coletivo pelos especializandos e a diversidade da formação na área da gestão, atenção, ensino e preceptoria, contribuem para o enfrentamento dos desafios. A sensibilização para da importância do guia, por todos os atores sociais envolvidos no processo, pode se constituir como uma possibilidade de sucesso, para a construção e implementação do PA. Os recursos necessários para a concretização do produto do PA terão como colaboradores o hospital de ensino, que se constitui como um parceiro, na melhora da qualidade das relações interpessoais, do conhecimento adquirido e, participação em editais.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Petrolina - Pernambuco - Brasil
Paula Andreatta Maduro, Mariana Linard de Oliveira, Diva Danielly Rêgo de Vasconcelos, Amanda Thaysa de Oliveira Cruz