PROPOSTA DE REGULAMENTAÇAO DA INTEGRAÇAO ENSINO-SERVIÇO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE PATO BRANCO
Integração ensino-serviço é o trabalho coletivo, pactuado e integrado de estudantes e professores da área da saúde com trabalhadores de saúde e gestores, visando à qualidade da atenção à saúde e da formação profissional. A inserção de estudantes no SUS torna-se uma aposta centrada na aprendizagem ativa, integrando teoria e prática. Nos cenários de práticas do município de Pato Branco são realizadas atividades de estágio, porém, não há regulamentação ou orientações destes estágios. Com a crescente demanda, percebe-se a necessidade que esta Integração seja formalizada, organizada, com participação ativa de todos os atores envolvidos. É fundamental para uma formação profissional voltada para o SUS que o aluno esteja em contato com a realidade de saúde pública, porém, se esses estágios forem realizados sem normatização e sem planejamento conjunto entre os envolvidos, esse ingresso pode ser danoso tanto para a instituição de ensino como para o serviço de saúde. Assim, oportuno se torna a organização das atividades de ensino no SUS, especialmente os Estágios Curriculares. O objetivo deste Projeto Aplicativo foi propor a formação de uma Comissão de Gestão dos Estágios para discussão acerca da Integração Ensino-Serviço-Comunidade no município e elaboração de um Guia de Orientação da Integração Ensino-Serviço-Comunidade, qualificando essas práticas. Espera-se fortalecer as relações entre os atores envolvidos e que os estudantes possam desenvolver suas práticas em cenários que contribuam com sua formação profissional e que, o serviço também seja beneficiado, para que a prestação de serviços não ocorra de forma desordenada. O guia proposto pelo é apenas um ponto de partida, onde após a formação da Comissão de Gestão dos Estágios, composta pelas coordenações da Secretaria da Saúde, profissionais de saúde dos cenários de prática e instituições formadoras, estes discutirão as necessidades e farão adequações ao guia proposto, de maneira que seja adequado às necessidades dos envolvidos.
A implantação do PA foi proposta junto à formalização do COAPES no município, sob coordenação do setor de Educação Permanente em Saúde, formalizado recentemente. Alguns desafios foram encontrados, como a organização do fluxo de recebimento das solicitações de estágios, pois com o COAPES, apenas as instituições de Ensino Superior que estão presentes como membros podem solicitar o estágio. Quem não está no COAPES precisa primeiro solicitar a entrada no contrato. Em relação ao recebimento dos acadêmicos nos cenários de práticas, alguns profissionais ainda são resistentes, mesmo quando há a presença do preceptor. Tivemos também a recente mudança de gestor.
Desafios estão sempre presentes em nossa atuação no SUS, e precisam ser encarados não como obstáculos,mas apenas como uma maior necessidade de diálogo. Estes desafios podem ser resultado do desconhecimento em relação às diretrizes atuais dos cursos de ensino superior pelos atores envolvidos e da necessidade de formação de profissionais com características distintas e com formação voltada ao SUS.
Diálogo sempre é uma boa ferramenta para a superação de desafios no SUS. Trabalhar na disseminação de informações sobre Integração Ensino-Serviço-Comunidade e sua inserção nas novas diretrizes, sensibilizando os atores envolvidos, além de fortalecer o setor de Educação Permanente em Saúde, constituindo uma equipe de trabalho, com reuniões periódicas, ampliar o diálogo entre os setores envolvidos, fomentar a formação de mais preceptores e trabalhar junto a outras estratégias que possuem o mesmo objetivo, como o PET-Saúde/GRADUASUS, o VER-SUS, presentes no município, são algumas das estratégias para a superação dos desafios.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco-PR - Paraná - Brasil
Max Dobrovolski, Adriana Honaiser Fávero, Karina Copetti, Alethéia de Cassia Carolino