Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

O PLANEJAMENTO INTEGRADO ENSINO-SERVIÇO COMO ESTRATEGIA PARA A QUALIDADE DE ATENÇAO A SAUDE E A FORMAÇAO PROFISSIONAL DOS RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS.

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Este projeto aplicativo resulta do processo de trabalho decorrente do curso de especialização em preceptoria em residência médica/preceptoria no sus através de questionamentos envolvendo a integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação dos profissionais de saúde.
Estratégias e ações que objetivem a integração ensino- -serviço, são terreno fértil para facilitar o processo de formação profissional dos residentes multiprofissionais na área da saúde, em consonância com as diretrizes e princípios do sistema único de saúde (sus).
O desenvolvimento de campos de atuação dos residentes em unidades básicas de saúde é capaz de transformar as unidades em espaços acadêmicos próximos da comunidade, essa interação integra conhecimento científico ao conhecimento popular no objetivo de promoção de saúde e transformação social.
Pensamos que a parceria no planejamento integrado, entre instituição de ensino e a secretaria de saúde proporciona a elaboração de diversos projetos relacionados à inserção dos alunos residentes nos serviços de saúde, estreitando as relações e facilitando a integração entre docentes, acadêmicos, trabalhadores e gestores de saúde do município.
Objetivo:Abordar o planejamento integrado ensino-serviço, como estratégia para a qualidade da formação dos residentes multiprofissionais da saúde.

Algumas ações foram elencadas e distribuídas em consonância com as respectivas atividades conforme descrito abaixo:

Ação 1: Pactuação entre os integrantes da instituição de ensino e a Coordenação da Atenção Básica para planejamento do processo de trabalho da residência na UBS;
Ação 2 : Planejamento conjunto do processo de inserção dos residentes na UBS;
Ação 3: Integração entre instituição responsável pelo ensino e o serviço que fornece o campo de estágio para os residentes na Atenção Básica.
Pretende-se ao final do projeto proporcionar aos residentes um ambiente que favoreça a sua formação profissional, sensível, político, consciente das necessidades de saúde da comunidade, capaz de desenvolver suas habilidades, sendo capaz de produzir na sua transformação e, consequentemente, transformar a realidade pelo desenvolvimento da sua profissão de modo eficiente e responsável.
Ciente da necessidade do comprometimento de todos os atores envolvidos,para o sucesso do projeto bem como da sua continuidade, principalmente dos gestores das instituições, que são os atores principais no planejamento integrado.


Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

O desafio é convencer os atores envolvidos (principalmente os docentes e profissionais de saúde) sobre a consideração da integração ensino-serviço como alicerce da transformação da prática, a construção de um novo modo de ensinar, com resultados positivos para todos os atores envolvidos: docentes, residentes, profissionais das Unidades Básicas, gestores das IES e do SUS, e população.
Como ainda não temos o programa de Residência Multiprofissional efetivamente estruturado, enfrentamos algumas dificuldades para elaboração do projeto aplicativo e definição dos problemas.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Esses desafios significam que teremos a oportunidade de ser transformadores de um programa que cresce com o propósito de ser efetivamente transformador da prática, mediante muito trabalho de convencimento, e educação, através de embasamentos científicos que comprovam os benefícios da inclusão do planejamento integrado ensino/serviço.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Podemos prever os possíveis problemas, traçando um paralelo com alguns problemas já experimentados durante os estágios de graduação, que já ocorrem há mais de doze anos em parceria com a secretaria municipal de saúde de Cachoeiro de Itapemirim, além do destaque para a integração ensino-serviço como decisivo para a formação do futuro trabalhador do SUS, ator essencial para a qualificação dos serviços do SUS.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

Michele Thiebaut Miranda Boscaglia, Andrea de Oliveira Alves, Jacqueline Damasceno de Castro Barros