O PLANEJAMENTO INTEGRADO ENSINO-SERVIÇO COMO ESTRATEGIA PARA A QUALIDADE DE ATENÇAO A SAUDE E A FORMAÇAO PROFISSIONAL DOS RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS.
Este projeto aplicativo resulta do processo de trabalho decorrente do curso de especialização em preceptoria em residência médica/preceptoria no sus através de questionamentos envolvendo a integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação dos profissionais de saúde.
Estratégias e ações que objetivem a integração ensino- -serviço, são terreno fértil para facilitar o processo de formação profissional dos residentes multiprofissionais na área da saúde, em consonância com as diretrizes e princípios do sistema único de saúde (sus).
O desenvolvimento de campos de atuação dos residentes em unidades básicas de saúde é capaz de transformar as unidades em espaços acadêmicos próximos da comunidade, essa interação integra conhecimento científico ao conhecimento popular no objetivo de promoção de saúde e transformação social.
Pensamos que a parceria no planejamento integrado, entre instituição de ensino e a secretaria de saúde proporciona a elaboração de diversos projetos relacionados à inserção dos alunos residentes nos serviços de saúde, estreitando as relações e facilitando a integração entre docentes, acadêmicos, trabalhadores e gestores de saúde do município.
Objetivo:Abordar o planejamento integrado ensino-serviço, como estratégia para a qualidade da formação dos residentes multiprofissionais da saúde.
Algumas ações foram elencadas e distribuídas em consonância com as respectivas atividades conforme descrito abaixo:
Ação 1: Pactuação entre os integrantes da instituição de ensino e a Coordenação da Atenção Básica para planejamento do processo de trabalho da residência na UBS;
Ação 2 : Planejamento conjunto do processo de inserção dos residentes na UBS;
Ação 3: Integração entre instituição responsável pelo ensino e o serviço que fornece o campo de estágio para os residentes na Atenção Básica.
Pretende-se ao final do projeto proporcionar aos residentes um ambiente que favoreça a sua formação profissional, sensível, político, consciente das necessidades de saúde da comunidade, capaz de desenvolver suas habilidades, sendo capaz de produzir na sua transformação e, consequentemente, transformar a realidade pelo desenvolvimento da sua profissão de modo eficiente e responsável.
Ciente da necessidade do comprometimento de todos os atores envolvidos,para o sucesso do projeto bem como da sua continuidade, principalmente dos gestores das instituições, que são os atores principais no planejamento integrado.
O desafio é convencer os atores envolvidos (principalmente os docentes e profissionais de saúde) sobre a consideração da integração ensino-serviço como alicerce da transformação da prática, a construção de um novo modo de ensinar, com resultados positivos para todos os atores envolvidos: docentes, residentes, profissionais das Unidades Básicas, gestores das IES e do SUS, e população.
Como ainda não temos o programa de Residência Multiprofissional efetivamente estruturado, enfrentamos algumas dificuldades para elaboração do projeto aplicativo e definição dos problemas.
Esses desafios significam que teremos a oportunidade de ser transformadores de um programa que cresce com o propósito de ser efetivamente transformador da prática, mediante muito trabalho de convencimento, e educação, através de embasamentos científicos que comprovam os benefícios da inclusão do planejamento integrado ensino/serviço.
Podemos prever os possíveis problemas, traçando um paralelo com alguns problemas já experimentados durante os estágios de graduação, que já ocorrem há mais de doze anos em parceria com a secretaria municipal de saúde de Cachoeiro de Itapemirim, além do destaque para a integração ensino-serviço como decisivo para a formação do futuro trabalhador do SUS, ator essencial para a qualificação dos serviços do SUS.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil
Michele Thiebaut Miranda Boscaglia, Andrea de Oliveira Alves, Jacqueline Damasceno de Castro Barros