Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

SISTEMA DE INTEGRAÇAO REDE – ENSINO - COMUNIDADE (SIREC): UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇAO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NA REGIAO DO CARIRI CEARENSE.

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Este Projeto Aplicativo (PA) nasce da participação de três docentes de Instituições de Ensino Superior (IES’s) da região do Cariri cearense, ao sul do estado, sendo duas vinculadas à Universidade Federal do Cariri (UFCA) e uma vinculada à Universidade Regional do Cariri (URCA). O PA constitui produto do Curso de Capacitação em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS) do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e utiliza como roteiro para sua elaboração a relação dialética do contato e leitura da realidade, identificação das necessidades de saúde, seleção e explicação dos problemas e construção da intervenção, sempre prezando pela viabilidade da execução sobre a fragilidade na integração ensino-serviço-comunidade na região do Cariri Cearense. Nesse sentido, o projeto objetiva desenvolver o Sistema de Integração Rede Ensino Comunidade para efetivação da articulação ensino-serviço-comunidade no município de Barbalha – Ceará. O PA será desenvolvido no município de Barbalha, localizado na região do Cariri Cearense do Brasil junto aos representantes da rede de atenção em saúde do município, das IES’s e do controle social em seus diversos processos de trabalho da gestão, assistência e participação social. A metodologia utilizada é a da problematização, em especial com elementos do Arco de Charles Maguerez, adaptado por Bordenave e Pereira (2001) e implementado por Carlos Matus, tendo como ponto de partida a realidade e finalidade a transformação dessa a partir da identificação de pontos chaves, o estudo teórico sobre o tema e a construção de hipóteses que tenham aplicabilidade na realidade. Para isso, serão realizadas oficinas de trabalho onde os atores sociais estarão problematizando as demandas necessárias para implementação e fortalecimento da articulação ensino-serviço-comunidade e que a partir gere um comprometimento e corresponsabilidade nas intervenções propostas. O Sistema de Integração Rede Ensino Comunidade (SIREC) estará vinculado ao município e possuirá o pioneirismo de incluir em sua composição representantes dos diferentes atores sociais envolvidos no processo de articulação ensino-serviço-comunidade de modo a impactar na atenção à saúde, no processo de formação em saúde mas, principalmente, na resposta às necessidades da população e no incremento da qualidade da saúde, resgatando o componente da participação social e do protagonismo.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Dentre os desafios enfrentados no desenvolvimento e implantação da proposta estão a institucionalização da proposta junto a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Barbalha a fim de garantir a sustentabilidade da proposta bem como o envolvimento de todos os atores sociais da rede de atenção, das instituições de ensino e da comunidade, quais sejam, trabalhadores e gestores da saúde, coordenações das instituições de saúde, docentes e discentes, representantes do controle social e usuários a fim de que haja a validação das problemáticas bem como a corresponsabilização na proposição de intervenções.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Tais desafios colocam-se como importantes elementos a serem superados em prol de uma iniciativa pioneira na realidade brasileira em que os diferentes atores sociais envolvidos na integração ensino-serviço-comunidade corresponsabilizam-se para construção e fortalecimento da rede de atenção, da formação em saúde e da atenção às necessidades de saúde da população. Com isso, tem-se oportunidade de expandir os espaços de formação com cenários de práticas qualificados e que atendam às necessidades da rede e da comunidade.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Para enfrentamento desses desafios pretende-se criar espaços dialógicos com aplicação de metodologias ativas e que problematizem a realidade a fim de proporcionar o processo de reflexão-ação-reflexão. Esses se darão através de oficinas de trabalho que tematizarão as questões que impactam no processo de articulação ensino-serviço-comunidade. Ainda, serão pactuadas as ações a serem desenvolvidas por cada eixos envolvido na articulação ensino-serviço-comunidade para alcance da implementação e fortalecimento deste sistema.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

Universidade Federal do Cariri (UFCA)/ Universidade Regional do Cariri (URCA) - Ceará - Brasil

Autores

Álissan Karine Lima Martins, Emille Sampaio Cordeiro, Sandra Barreto Fernandes da Silva