QUALIFICAÇAO DA ARTICULAÇAO ENSINO SERVIÇO NOS CENARIOS DE PRATICA DE FORMAÇAO DE PROFISSIONAIS DE SAUDE DO MUNICIPIO DE CAMPINAS
Justificativa:
Campinas está organizada em cinco distritos de saúde, compreendendo 64 Unidades Básicas de Saúde. Em atenção à diretriz constitucional de o SUS ser ordenador da formação de profissionais de saúde, o Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde, órgão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com representantes dos Distritos, vem atuando na regulação do ensino serviço, na parceria com seis instituições de ensino superior, nove de ensino médio e cinco com programas de residências médica e/ou multiprofissional em saúde, mapeamento de cenários de prática de formação, produção de normatizações e desde 2013, formação de profissionais articuladores de ensino serviço para, em parceria com o gestor local, atuarem em prol da qualificação do ensino serviço nas unidades de saúde. Porém, apesar desta construção, nem todas as unidades de saúde constituem-se cenários de formação e em algumas, a articulação ocorre de maneira fragilizada e sem que a equipe tenha protagonismo no processo. Desta forma, os membros do Grupo Afinidade, tendo percorrido as etapas do processo de análise, optou por trabalhar na mudança deste cenário.
Objetivo
Qualificar o processo de articulação ensino serviço nos cenários de prática de formação de profissionais de saúde do município de Campinas;
Ações:
1) Formalizar a PIESC na SMS Campinas, instituindo o articulador de ensino serviço;
2) Ampliar o número de profissionais atuando como articuladores de ensino serviço nas unidades;
3) Implantar Núcleos de Educação Permanente em Saúde nas unidades, com instituição de agenda de diálogo com o gestor local;
4) Pactuar a PIESC em todas as instâncias da SMS e no Conselho Municipal de Saúde; Realizar Oficina da PIESC com serviços e Instituições de Ensino;
5) Instituir um processo de EPS com os articuladores;
6) Monitorar o processo de articulação ensino serviço nas unidades;
Um dos principais desafios é a falta de formalização da politica de articulação ensino serviço comunidade, considerando a dimensão do município e o número de atores envolvidos no processo, o que leva a diferentes formas de condução na prática.
Outro desafio é conseguir mobilizar os atores para participar dos espaços de discussão em relação a necessidade de qualificação da articulação ensino serviço, seja por déficit de profissionais e consequente sobrecarga de trabalho, ou por desinteresse em assumir uma nova atividade.
Significam estímulo para refletir, planejar e implementar as mudanças necessárias, rumo a uma efetiva integração ensino serviço, com ampliação da parceria com as instituições de ensino, maior envolvimento dos profissionais das unidades, melhoria no processo de formação de profissionais de saúde e consequentemente um maior envolvimento de estudantes e docentes na qualificação do cuidado aos usuários no SUS.
Buscar parcerias com gestores, trabalhadores, usuários e representantes de Instituições de ensino que apoiam este projeto, visando fortalecer a viabilidade de efetivação de todas as intervenções propostas no PA.
Iniciar a implantação do PA como um projeto piloto nas unidades de saúde onde tenham representantes do GAF 2, para posteriormente ampliar para todo o município.
Além disso, algumas atividades estão em andamento. A primeira é que está sendo formalizada a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde, que institui os NEPS em nível distrital e local, que potencializará a discussão sobre ensino serviço. Outra ação é que está sendo organizado o I Seminário Municipal de Integração Ensino Serviço e Comunidade, com compartilhamento de experiências desenvolvidas pelas equipes em parceria com instituições de ensino e apresentação dos Projetos Aplicativos elaborados pelos especializandos do Curso. Entendemos que estamos em processo.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS - São Paulo - Brasil
ALOIDE LADEIA GUIMARÃES, MARIANA DOLCE MARQUES, FRANCIELLY DAMAS ALBINO, CRISTIANE ANTUNES BARREIRA