A RESIDENCIA MEDICA EM TEIXEIRA DE FREITAS - BA: UMA ESTRATEGIA PARA QUALIFICAR A FORMAÇAO DE PRECEPTORES
O papel do preceptor na residência médica como educador e sua preparação para a atuação no processo de ensino-aprendizagem ainda são desafios. Este projeto propõe estratégias que facilitem esse processo a partir da preparação do médico que assumirá a preceptoria e terá assim que lidar com as questões pedagógicas no papel de docente-clínico, dominando a prática e os aspectos educacionais relacionados a ela, transformando-a em instrumento educacional. Nele são levadas em consideração duas questões: O quê, por que e como deve ser o aprendizado para a formação da preceptoria? Como construir uma logística de ensino capaz de impulsionar não somente a multiplicação da preceptoria, mas semear o desejo em aprofundar conhecimentos específicos da especialidade e a perseverança dos princípios norteadores da prática da Medicina? Objetiva-se com a aplicação do mesmo conceber, planejar e realizar estratégias de desenvolvimento de competência pedagógica para a prática da preceptoria na Residência Médica pautado pelos princípios do SUS e competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina. Para tanto foram organizadas ações a serem desenvolvidas em sete momentos específicos. 1º momento: Designação de comissões pedagógicas compostas por pedagogos, enfermeiros e médicos que atuem diretamente com os preceptores do PRM. 2º momento: Constituição de parceria entre a SMS e as IES da cidade, de modo a disponibilizar cursos de Especialização em Ensino Superior para os Preceptores. 3º momento: Realização de oficinas de formação; 4º momento: Roda mensal: Encontro entre os preceptores e Comissão Pedagógica a fim de discutir o andamento da Residência Médica e buscar soluções para a sua melhoria. 5º momento: Inicio da Especialização em Ensino Superior para os preceptores. 6º momento: Oficinas aproximando a comunidade, residentes e preceptores. 7º momento: Avaliação do semestre
Como estivemos à frente da Residência no biênio de 2015/2016, conseguimos realizar muitas das ações propostas, no entanto enfrentamos o desafio de lidar com a falta de comprometimento de muitos médicos. Além disso, a falta de comprometimento da gestão com o financiamento das despesas para essas ações dificulta ainda mais o trabalho.
Entendemos que o investimento no processo de ensino-aprendizagem é extremamente importante para a viabilização da Residência Médica, diante disso acreditamos que é preciso sempre buscar estratégias e incentivos a fim de viabilizar as atividades.
É importante investir na criação de estratégias para incentivar a classe médica à investir na educação continuada e nos métodos de ensino. Além disso, é fundamental firmar parceria com a gestão mostrando a importância da residência medica no hospital e os ganhos tantos financeiros quanto de qualidades no atendimentos aos pacientes, tento uma assistência mas qualificadas, pois a residência traz consigo conhecimento e atualização médica resultando em atendimento de qualidade.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
HMTF - Bahia - Brasil
EVAN PEREIRA BARRETO, YVANA KARINA ESMERALDA E SILVA