INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO
O projeto aplicativo surgiu da identificação do macroproblema: a falta de diálogo entre ensino-serviço. Com o desejo de apostar na comunicação como ferramenta de integração/articulação ensino-serviço e a partir da identificação do nó crítico como a falta de pactuação dos papéis dos diferentes atores, a proposta é composta por duas ações: 1) realizar semestralmente reunião com as Instituições de Ensino Superior (IES) e servidores dos serviços, para pactuações de ações que serão executadas nos locais de estágios. 2) realizar um curso introdutório na Plataforma Moodle das IES, onde cada local de estágio fará sua apresentação com suas rotinas, seu local, infraestrutura, equipe, perfil epidemiológico e particularidades às quais os alunos irão encontrar. Será contado como horas de estágio, e o aluno só poderão ingressar no campo após esse curso em Educação à Distância (EAD). A importância está em otimizar o tempo do preceptor, sendo que devido ao grande número de alunos e a alta rotatividade, toda a vez que se insere um aluno novo no estágio o preceptor recebe o aluno para uma visita ao campo de estágio. E o moodle também será um local para comunicação do tutor/preceptor/aluno.
A identificação dos atores sociais que poderão potencializar o PA , contribuição da articulação da rede de comunicação, juntamente com horário protegidos para encontros das IES e serviços para processos organizativos.
A comunicação dos processos educacionais ensino-serviço é essencial para a qualificação da formação. A identificação dos atores, faz com que exista o comprometimento maior para a realização do PA.
Reuniões e horários definidos e sensibilização dos autores.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
sirio libanes - Rio Grande do Sul - Brasil
caren fabiana alves, Lisiane de Borba Muller, Adriana de Castro Rodrigues Krum, Iliane Rezer Bertao