QUALIFICANDO A INTEGRAÇAO GESTAO-ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NA MICRORREGIAO DE ILHEUS
Promover o fortalecimento da integração gestão- ensino-serviço-comunidade, através da organização e implementação do COAPES na microrregião de Ilhéus.
1- Estimular a criação da Comissão de Integração Ensino-Serviço no âmbito da SMS- Ilhéus
2- Buscar apoio da DAB e NRS-Sul / SESAB para a mobilização dos atores e organização do COAPES no território.
3- Promover a realização de uma oficina sobre integração- ensino-serviço comunidade para os atores envolvidos
4- Participar do processo de contratualização e implantação do COAPES no território Colaborar
Identificar atores envolvidos ( Educação Permanente, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, Universidades);
Capacitar preceptores;
Sensibilizar autoridades;
Esclarecer o papel da residência médica e multiprofissional para os gestores;
No atual momento, a maior dificuldade encontrada está relacionada a mudança do organograma da Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que, esta extingue a pasta de Educação Permanente (EPS), sendo esta pasta o principal referencial ético-político necessário ao desenvolvimento e qualidade do processo de trabalho. assim como também a não aceitação da secretária de saúde quanto a implantação do COAPES.
Significa compromisso com o processo educação em saúde. Significa que acreditar em dias melhores, é colaborar com mudança a partir do hoje, promovendo maior efetividade nas atividades de educação e saúde. Acreditamos que através da integração conseguiremos juntos fortalecer o projeto político-pedagógico,incentivando o compromisso de inovações no ensino.
A vida é feita de desafios e este é apenas mais um deles diante de tantas resistências, quando citamos ou promovemos mudanças.
Não podemos negligenciar aos avanços metodológicos, Infelizmente, a defasagem em métodos e teorias pedagógicas é muito grande, por isso resolvemos investir no que aprendemos.
Vamos reescrever a nossa própria história, vamos criar estratégias capazes de inovar, esperamos como servidoras colaborar neste processo.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
Sírio Libanês - Bahia - Brasil
Andréa Linhares Flores, Maria Ferreira Bittencourt