CONSTRUÇAO DO PERFIL DE COMPETENCIA DO PRECEPTOR DE RESIDENCIA MEDICA EM PEDIATRIA DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE CUIABA.
Traçar o perfil de competência do preceptor de residência médica é importante para o atual cenário pedagógico da pós-graduação. É terreno desconhecido que necessita de orientações precisas para que consiga alcançar seu principal objetivo, a qualificação de profissionais da saúde com autonomia de suas ações de maneira humanizada e efetiva.
Além disso, visamos também possibilitar ao preceptor o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para o planejamento, atenção ao cuidado e gestão; buscar construir as competências profissionais na saúde , na gestão e na educação; estimular o preceptor a contribuir na qualificação e na implementação de novas tecnologias em saúde com direção à clínica ampliada; fornecer ao preceptor ferramentas para a utilização de indicadores epidemiológicos no monitoramento das ações e acompanhamento da população assistida e promover a aproximação e a articulação entre as instituições formadoras e os serviços de atenção em saúde, de forma a incentivar e fortalecer a política de ensino em serviço.
Para alcançar tais objetivos, foi formulado um programa pedagógico para a capacitação dos preceptores de residência médica em pediatria do Hospital Santa Casa de Cuiabá. O qual será ministrado em parceria com a Escola de saúde Pública de Cuiabá e terá duração de oito semanas. Contemplará os cenários de aprendizado da atenção básica, secundária e terciária, com participação ativa dos facilitadores nas atividades diárias do preceptor e residente.
Os gestores públicos de saúde local mostraram-se sensibilizados e propensos a auxiliar o projeto aplicativo exposto, porém nada palpável referente ao fortalecimento das captações de recurso foi definido. O hospital escola envolvido entendeu de início que se tratava apenas de “profissionalização” da preceptoria médica, como um movimento pelo reconhecimento de uma nova classe profissional, a resistência inicial foi diluída após nova reunião esclarecedora. Dificuldade na elaboração do programa pedagógico visando alcançar o maior número de preceptores adeptos, pois o grupo tem consciência da escassez de tempo do médico.
Os desafios acima elencados significam os possíveis ponto de falha na concretização do projeto aplicativo. Sem dúvida para nossa equipe, tais fragilidades tem um peso um pouco maior que para as instituições envolvidas.
Tentar envolver os gestores públicos locais, focando no objetivo principal da residência médica, ou seja, na formação do médico especialista com o pensamento crítico reflexivo e com autonomia resultando em um alto poder de resolutividade na assistência primária da população. Fortalecer frente a COREME, a necessidade de melhor se definir o perfil de competência do preceptor e a urgente necessidade de capacitação pedagógica.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Hospital Santa Casa de Misericordia de Cuaibá - Mato Grosso - Brasil
Silvia Cristina de Almeida, Luigi Rodrigues Brianez, Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis, Daniella Caroline Vargas Luzia Campos, Giovanna Laura galvao costa