Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

VALORIZAÇAO E RECONHECIMENTO DO PRECEPTOR E DA PRECEPTORIA NA REGIÃO DE SAÚDE NOROESTE DE CAMPINAS, PELOS DISCENTES E DOCENTES DA PUC-CAMPINAS, PELOS GESTORES E DEMAIS TRABALHADORES DO SUS/CAMPINAS.

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Esta iniciativa educacional de especialização tem como justificativa a qualificação do exercício da preceptoria na graduação das profissões de saúde e pós-graduação na modalidade residência médica e multiprofissional.
Objetivos
● Efetivar a pactuação entre PUC-Campinas e gestão com a participação do preceptor, nos programas de estágio prático na Distrito de Saúde Noroeste de Campinas, pelos discentes e docentes da PUC, pelos gestores e demais trabalhadores do SUS/Campinas.
● Reconhecer o papel do preceptor na região noroeste de saúde, pelos discentes e docentes da PUC, pelos gestores e demais trabalhadores do SUS/Campinas.
● Valorizar o preceptor e a preceptoria na região de saúde noroeste de Campinas, pelos discentes e docentes da PUC, pelos gestores e demais trabalhadores do SUS/Campinas.
Metodologia
A metodologia emprega os fundamentos do planejamento estratégico situacional. Foram realizados oficinas de trabalho durante os encontros do curso de pós-graduação em Preceptoria no SUS do hospital Sírio-Libanês, entre os meses de março a outubro de 2017. Ocorreu um encontro por mês, totalizando oito encontros, além dos momentos de dispersão do curso, onde os integrantes se reuniam para as discussões das atividades que precisam ser desenvolvidas para o próximo encontro usando o Caderno do Curso como referencial para o acompanhamento das etapas de desenvolvimento do projeto.
As ações foram baseadas no planejamento estratégico situacional no método Altadir de planejamento popular em seus quatros momentos: (1) explicativo, (2) normativo, (3) estratégico e (4) tático-operacional, sendo a todo momento um processo cíclico (CALEMAN et.al., 2016).
A leitura da realidade, com o propósito de estimular o desejo de mudança, levou em consideração as diferentes leituras dos contextos de inserção profissional. O exercício de análise situacional, a partir dos problemas identificados pelos integrantes do grupo que vivenciam sua inserção no mesmo distrito de saúde de Campinas

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Nosso maior desafio até o momento foi construir a árvore explicativa, Identificada a priorização do problema, descrevendo o problema, identificando as causas e consequências, relacionando os descritores e identificando os nós críticos. Para chegar aos descritores foram seguidos os passos: levantamento dos descritores que mensuram o problema; as causas que determinam o problema e as consequências do problema. Após visualizar a árvore explicativa, identificamos os nós-críticos, com a seleção de causas-chaves sobre as quais os atores devem e pode atuar, ou seja, que seja alvo de intervenção no plano de ação. Assim,

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Ao listar os problemas e comparar com aqueles elencados pelos autores do curso, percebemos que a realidade que nos permeia, de alguma maneira se apresenta como um desafio para a transformação do papel do preceptor. Muito além disso, é necessário uma mudança em toda a sua magnitude, do próprio profissional de saúde e de sua formação. Compreendemos que o desafio proposto envolve integração nacional, para alcançar a adequação da atividade executada pelo preceptor.
Diante da matriz de intervenção e das estratégias de viabilidades, podemos perceber o quanto o projeto aplicativo ajudaria na reorganização da preceptoria.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

A proposta de efetivar a participação da preceptoria na pactuação dos Programas de Residência poderia colaborar nas diversas esferas de gestão, nas dificuldades hoje encontradas na prática da preceptoria.
Consideramos também como importante que estes gestores compreendam qual o papel do preceptor na articulação e efetivação das Residências no campo de estágio.
Ao trabalhar com a teorização das atividades que os componentes do grupo já realizavam na prática, o novo olhar na perspectiva de propor mudanças contribuiu para a reorganização da atuação do preceptor em seu território. Essas mudanças estão acontecendo, num processo construído através da qualificação.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa - São Paulo - Brasil

Autores

Geowanna Aparecida Higino Silva Santos Santos, Rafaela Lisboa, Carla Maria Vieira , Lidiane Spinola Valverde, Eliana Epiphanio Wolf