O PROCESSO DE AVALIAÇAO NA RESIDENCIA EM ENFERMAGEM OBSTETRICA DE ACORDO COM O PERFIL DE COMPETENCIAS
A preocupação com o processo de avaliação, o aprendizado durante os encontros no GPRS e a necessidade de transformar a realidade dos residentes me colocaram diante do processo de avaliação e perfil competências como um caminho a ser trilhado como um projeto aplicativo que contribua para a transformação da minha realizade apontando melhorias no processo de formação em serviço. A partir da demanda constante que surgiam no processo de avaliação do residente houve a necessidade propor um modelo de avaliação que contemplasse as necessidades da formação em serviço e tornasse claro e objetivo o processo. OBjetivo Geral Construir um instrumento de avaliação que atenda as demandas do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da EEAAC/UFF baseado nas competências esperadas de um profissional com visão humanista, crítica e reflexiva capaz de atuar no cuidado à saúde da mulher de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. OBjetivos Específicos:Discutir formação dos residentes com preceptores de acordo com as competências esperadas; Estabelecer critérios para o processo de avaliação a partir da demanda do serviço e das habilidades esperadas de acordo com cada etapa do processo de formação; Implantar um modelo de avaliação do residente de acordo com o perfil de competência. Para tanto, foram realilzadas reuniões na maternidade com o grupo de preceptoras e tambem com os residentes, depois dos encontros e de ouvir as demandas dos dois grupos, buscou-se idenfificar as maiores dificuldades relatadas e observou-se que o aspecto subjetivo deixava os residentes inseguros quanto á avaliação, diante disso foi construido com base no material da Confederação Internacional de Obstetrizes (ICM,2002) que definiu quais devem ser as competências essenciais para o exercício básico da obstetrícia, apontando, que conhecimentos e habilidades as obstetrizes devem possuir para proporcionar atenção qualificada à mulher em todas as fases do ciclo reprodutivo.
O processo de sensibilização dos preceptores para a mudança na avaliação. Ainda há a visão da avaliação como subjetiva persecutória e como uma relação de poder.
Os desafios implicam que ainda será necessário reuniões que reforcem os ganhos na mudança no processo de avaliação onde a clareza do perfil de competências e a utilização de um formulário que contempla uma avaliação somativa contribui para a melhoria do processo de formação do residente. Ainda não tivemos uma devolutivas do grupo de preceptoras sobre o novo modelo implantado.
No momento estamos tentando encontro com os plantões para sensibilizar as equipes sobre a importância da avaliação de acordo com o modelo de competências e sensibilizando as preceptoras quanto a utilização do formulário de avaliação da mesma forma que houve a oportunidade de indicar a chefe do serviço e também preceptora para a turma III do GPRS fato que consideramos importante para solidificar as mudanças propostas.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
UFF - Rio de Janeiro - Brasil
Aldira Samantha Garrido Teixeira