PRECEPTORIA EM MOGI DAS CRUZES: FORMAÇAO DE UM GRUPO DE TRABALHO
Com a criação do SUS os equipamentos de saúde constituem campo de prática para o ensino e a pesquisa, articulando os interesses das instituições de ensino superior e do SUS, com objetivo de aprimorar a qualidade do atendimento. As exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais apontam o desafio de uma formação mais qualificada voltada para a pratica, a fim de abordar os sujeitos, as famílias e a comunidade dentro de seus contextos, respeitando os valores, hábitos e costumes, acarretando mudanças na forma de exercício da docência. Diante dessas importantes modificações que se fazem necessárias para o ensino aprendizagem de qualidade é importante, que a organização no processo de trabalho do docente e do preceptor passe por constantes pactuações entre a equipe de saúde, os docentes e discentes para discussão de fluxos, protocolos, normatizações sobre os estágios e serviços de saúde. Em Mogi das Cruzes temos 4 universidades que utilizam os equipamentos de saúde do SUS para estágio multidisciplinar e residência médica, porém os contratos de solicitação dos campos para prática não passam pelo crivo da Secretaria da Saúde dificultando o melhor aproveitamento na troca de experiência dos atores envolvidos. Na tentativa de resolver este problema temos como objetivo principal a criação de um grupo de trabalho (GT) em Preceptoria para gerir os contratos de solicitação de estágio, bem como estabelecer a integração ensino-serviço. O GT será composto por especialistas em preceptoria, um supervisor de cada área que recebe alunos e um representante de cada instituição de ensino e organizado através da elaboração de um plano de ações e metas, definição da frequência e local das reuniões, sendo a primeira atividade do grupo realizar uma oficina para sensibilização dos profissionais de saúde sobre preceptoria nas quarenta unidades de saúde do município.
Os maiores desafios estão relacionados aos recursos que não temos, tais como: político e econômico, além do desconhecimento da preceptoria pelos atores envolvidos e a inexistência de um núcleo de educação permanente municipal, porém poderemos utilizar estratégias para aumentar a viabilidade do projeto.
Visto que estamos vivendo um processo de transição, onde o interesse do município sobre a Preceptoria ficou mais evidente, entendemos que os recursos políticos e econômicos poderão ser enfrentados de forma positiva. O desconhecimento sobre Preceptoria pode ser pontual, a partir do momento que o conhecimento se tornar disponível pode ser bem utilizado e com a implantação de um Núcleo de Educação Permanente Municipal isso poderá ser multiplicado de forma sistemática.
Sensibilizar os atores envolvidos demonstrando os resultados esperados com o trabalho do grupo, realizando visitas nas unidades de saúde que recebem alunos e criando espaços de reflexão para que os profissionais repensem suas condutas e entendam a importância da Preceptoria; apresentar para os gestores o plano de ações e metas, cronograma, previsão de recursos e indicadores de qualidade para melhoria do serviço de saúde, aproveitando a oportunidade de abertura da Secretária Adjunta de Saúde, durante a socialização do Projeto Aplicativo, onde se mostrou o interesse em constar este projeto no Plano Anual da Gestão.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes - São Paulo - Brasil
Kelly Regina Souza Bichini, Rosana Meissner, Adelaide Aparecida Dias, Lidia Santos Fernandes