Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA DIAGNOSTICO SITUACIONAL DA QUALIFICAÇAO PEDAGOGICA DE PRECEPTORES NO SUS

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Justificativa:
Atuar como preceptor requer habilidades que não são ensinadas na maioria dor cursos de formação. Na tentativa de aferir e qualificar essas habilidades nos profissionais que atuam como preceptores, esse projeto propõe o uso de uma ferramenta capaz de auxiliar no mapeamento de qualidades técnicas e pedagógicas para atuação na preceptoria.

Objetivo:
Desenvolver um instrumento simples e de fácil aplicação, para avaliação da qualificação pedagógica do preceptor.

Ações:
Baseados em um levantamento bibliográfico do estado da arte, propomos questões que permitam mapear aspectos relevantes para definição da qualificação pedagógica do preceptor.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Estabelecer a magnitude do problema e os recursos políticos, econômicos, técnicos e organizacionais necessários para a implementação do projeto. No que se refere aos recursos técnicos, nossa amostra de preceptores é pequena e talvez não seja representativa da realidade local. Também encontramos dificuldade em encontrar publicações sobre o tema para dar suporte à construção do instrumento. Quanto aos recursos organizacionais, vivenciamos mudanças na gestão tanto da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, que gerou um clima de incerteza quanto ao futuro do exercício da preceptoria em estabelecimentos vinculados à Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

A oportunidade única de desenvolver uma ferramenta que poderá auxiliar programas de residência a engajar preceptores com perfil para a docência, viabilizando melhorias para a prática da preceptoria por meio de um manejo de recursos adequado por meio de um mapeamento acurado de capital humano.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Aperfeiçoar e validar a ferramenta, garantindo que ela seja aplicável e eficaz, minimizando custos para implementação e evitando distorções associadas ao uso inadequado da mesma.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Instituto Sírio Libanês de Pesquisa - Parana - Brasil

Autores

Bernardo Henrique Cordeiro Santos, Clovis Cechinel, MARCUS KIITI BORGES