Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

PROJETO DE EDUCAÇAO PERMANENTE PARA PRECEPTORES, TUTORES E ORIENTADORES DA RESIDENCIA DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO EM PARCERIA COM UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

O presente Projeto Aplicativo “Educação Permanente para preceptores, tutores e orientadores dos Programas de Residência Multiprofissional do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), RS” é o resultado do grupo de trabalho denominado GAF4. Com o objetivo de qualificar a atuação dos preceptores de campo e orientadores das Residências o Grupo Afinidade desenvolveu seu PA propondo um Programa Institucionalizado de Educação Permanente.
A construção do PA partiu da problematização da experiência dos membros do grupo com a Residência e docência, inspirada em metodologias ativas de aprendizagem. Neste processo, foi possível identificar o macroproblema denominado “fragilidade na formação para o SUS na modalidade de ensino em serviço para profissionais que atuam nas Residências Multiprofissionais da UNISINOS e do GHC”. Foram mapeados então alguns nós críticos onde foram considerando os cenários políticos e institucionais e dali a decisão por implementar o projeto no espaço do GHC.
A partir desta decisão, foram mapeadas as principais necessidades do publico alvo. Com levantamento por questionários, preceptores/tutores e orientadores de campo, bem como residentes, puderam identificar e elencar situações problema, comuns e específicas, vivenciadas na preceptoria de campo e orientação da RMS do GHC. A partir da identificação das necessidades dos profissionais serão construídos os conteúdos e metodologias do projeto, além de um cronograma institucionalizado para que as oficinas aconteçam com periodicidade . Posteriormente, em 2018, este será implementado.
Neste projeto foram consideradas as aprendizagens no trabalho “aprender a aprender, aprender a ensinar, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver”, buscando possibilitar reflexões e transformações das práticas cotidianas e, consequentemente, contribuindo com o fortalecimento do SUS de modo humanizado, democrático e participativo.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Apesar do desafio de compor com duas realidades institucionais diferentes, consideramos que os maiores desafios ainda estão por vir. Provocar mudanças para a construção de conhecimentos de forma integrada e transversal, a partir da nossa realidade, será desafiador. Cresceremos juntos buscando estratégias através do envolvimento de vários segmentos, mas de certo modo a elaboração do PA se deu de forma mais harmônica, parecendo que a implementação do mesmo no próximo ano é que será o grande desafio. A adesão dos preceptores à proposta e o apoio das instituições envolvidas será fundamental para a efetivação do PA.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

A partir da problematização das vivências individuais e compartilhadas do grupo, o PA foi construído com o conhecimento adquirido ao longo do curso e ajuda da nossa facilitadora. O afunilamento da proposta, a busca de apoiadores, mantendo o foco na melhoria de processos, através de custos indiretos, permitiram o início da implantação. Deste modo, os desafios que se apresentaram serviram como impulso para traçarmos caminhos alternativos para este enfrentamento, avaliando estratégias e nos permitindo um olhar para o todo da questão, antevendo dificuldades e articulando sua superação.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

O importante é iniciarmos por partes, com reavaliações periódicas para implementação de melhorias. Começar com processos simples, que possamos gerenciar com o mínimo de custos será mais motivador. Estabelecer uma meta com poucos indicadores nos ajudará na consciência situacional. Uma das formas de enfrentamento foi mapearmos inicialmente com os preceptores/tutores suas demandas, desejos e necessidades, buscando um projeto que se torne atrativo e que atenda às demandas percebidas. A articulação com gestores e representantes institucionais também foi fundamental.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Instituto Sírio-Libanês - São Paulo - Brasil

Autores

Lovaine Rodrigues, Thaiani Farias de Castilhos, Carla Sovieiro