Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

DEFICIENCIA NA INTEGRAÇAO ENTRE A ATENÇAO PRIMARIA EM SAUDE (APS) E AS INSTITUIÇOES DE ENSINO EM SAUDE

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Trata-se de uma proposta de projeto aplicativo com o objetivo de desenvolver melhoria da integração entre serviços da Atenção Primária em Saúde e instituições de ensino no município de Santo Antonio de Jesus - Bahia. O processo de escolha do problema e de construção do Projeto Aplicativo deu-se pela dinâmica de levantamento de problemas que afetam a realidade do trabalho de profissionais dos serviços e de instituições de ensino. Os problemas levantados foram agrupados por similitude que deram origem a macroproblemas. Construiu-se imagens objetivos (situação ideal). Utilizou-se uma matriz decisória para ordenamento e escolha de um macroproblema. A “Deficiência na integração entre a Atenção Primária em Saúde (APS) e as Instituições de Ensino em Saúde em Santo Antônio de Jesus” foi o problema escolhido por maior pontuação. A partir do nó crítico escolhido definiu-se o problema para trabalho: “a distribuição Inadequada dos Discentes nas Unidades de Saúde”. A presente proposta se justifica pela existência de problemas na integração das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e funcionamento das instituições ligadas a ela, especialmente, as instituições de ensino. A revisão da literatura confirmou esta problemática, revelando a existência de um padrão deficiente dos mecanismos de coordenação e regulação assistenciais, evidenciado pela fragmentação dos sistemas de atenção à saúde e busca desordenada por serviços ofertados no município de SAJ, além da existência de conflitos nas relações de poder dos diferentes atores. Traçou-se seis ações para enfrentamento: reconhecer território da prática de ensino; mapear área de estágio de acordo com as especialidades; distribuir discentes na prática de acordo com a capacidade do serviço; estabelecer cronograma de rodízio do campo de estágio; realizar reuniões para acompanhamento e avaliação das práticas; Compartilhar experiências exitosas. Esse projeto poderá contribuir com melhoria na qualidade do atendimento do Sistema Único de Saúde no município.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

O desafio maior é articular atividades que envolvem diferentes instituições, principalmente propiciar mobilização mudança de atividade/prática na gestão dessas instituições, mesmo sendo essas atividades de interesse e relevante para formação de recursos humanos na saúde com maior qualidade. Outro desafio é viabilizar a visibilidade do gestor do serviço de Integração de Ensino Serviço que faz parte do equipamento público do governo municipal, visto que mesmo existindo no organograma de funções do município, não tem sido uma função exercida com a valorização e ações que a realidade demanda.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Esses desafios significam para mim rompimento de paradigmas na forma de produzir gestão do cuidado em saúde, pois a construção de forma unilateral e sem avaliações sistemáticas dos processos de articulação do ensino com o serviço tem sido a práxis do trabalho. Para a equipe de trabalho significam mudança na valorização e funcionalidade de um serviço de grande relevância para a saúde que é a Coordenação de Integração ensino-serviço, o que pode propiciar melhoria na qualidade de aprendizagem de discentes. A instituição que trabalho pontua esses desafios, significando necessidade de reorganização da estrutura da rede de atenção em saúde.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

- Conteúdo técnico e científico essencial à compreensão e execução das etapas relacionadas ao à temática escolhida para o Projeto Aplicativo.
- Propiciar debates, diálogos, oficinas e aprofundamento de estudos sobre a temática do Projeto Aplicativo no âmbito das instituições de ensino, do serviço de Atenção Primária em Saúde e da coordenação de integração ensino-serviço da Secretaria Municipal de Saúde.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Salvador 2 - Santo Antonio de Jesus - Bahia - Brasil

Autores

Amália Nascimento do Sacramento Santos, Laise Pimentel Malta, Clotilde ASSIS OLIVEIRA