ARTICULAÇAO ENTRE AS PROPOSTAS DAS RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS E OS CENÁRIOS DE ATUAÇÃO NO HOSPITAL DAS CLINICAS – UNIDADE III
O processo de escolha e de construção do Projeto Aplicativo se deu a partir da discussão entre os preceptores sobre os problemas da preceptoria e aplicação das matrizes de priorização e decisória para definição do problema. O problema escolhido foi “A insatisfação dos residentes e preceptores com os programas de Residência Multiprofissionais no Hospital das Clínicas – Unidade III”.
Após leitura da realidade e da análise de viabilidade o objetivo geral deste Projeto Aplicativo é articular as propostas dos programas com os cenários de atuação.
Para uma efetiva articulação entre os programas e os cenários um dos objetivos específicos é conhecer, por parte dos preceptores, as propostas dos programas do HCIII, estabelecer canais de comunicação entre os preceptores e os coordenadores destes programas e intervir melhorando os processos de formação e da qualidade e da segurança na atenção à saúde.
Diante de tantos desafios relacionados à formação em saúde, em tempos de transição, necessitamos enfrentar a tarefa de nos instrumentalizar como preceptor. E para isto e através da estratégia educacional do Projeto Aplicativo, o grupo tem a oportunidade de disparar processos de mudança no modo de produzir ações de saúde para lidar com as situações do cotidiano do trabalho.
nenhum desafio.
melhorias no acolhimento e na formação dos residentes.
Me instrumentalizar sempre
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
Famema - São Paulo - Brasil
Maria das Neves Firmino da Silva, Amanda Amanda Burgemeister