Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

REDE SENSÍVEL

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Considerando que a rede, é um conjunto de serviço de saúde vinculados entre si por uma missão única, objetivos comuns e por uma ação cooperativa, interdependente e de resolutividade, entende-se que o aluno compreenda através de suas vivencias prática, que a realização das ações pautadas na utilização de recursos que possibilitem uma comunicação efetiva dos atores envolvidos na assistência, produz maior efetividade do cuidado.
O PA é o instrumento que permite fortalecer as ações da equipe através da garantia da transparência na informação, o que contribui para um cuidado integral. O aluno na preceptoria do SUS será estimulado a perceber a importância de um serviço não fragmentado, com efetividade e resolutividade dos problemas, garantindo e fortalecendo dos princípios do SUS.
O objetivo é possibilitar a oferta de um serviço mais resolutivo através da melhoria da comunicação entre os profissionais envolvidos na assistência de saúde, e preparar o aluno para desempenhar de forma qualificada como profissional do Sistema Único de Saúde, a capacidade de ser mais resolutivo diante dos problemas encontrados. O caminho para o alcance desses objetivos deve ser pautado na elaboração de oficinas dinâmicas e interativas a partir do conhecimento prévio da realidade a ser trabalhada. É fundamental a participação de profissionais da rede, para que possam perceber através de situações problemas a necessidade de melhoria na assistência ofertada pelo SUS.


Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Sensibilizar os profissionais da rede de saúde para a importância da articulação e interlocução dos mesmos nos diferentes níveis de complexidade;
• Despertar os profissionais da rede, no sentido de que, a maior efetividade das ações será concretizada a partir do entendimento de que a rede funciona como serviço e relações;
• Fazer com que os profissionais assumam com responsabilidade, ética e clareza todos os recursos propostos para um sistema de informações efetivo.
• Sensibilizar as autoridades centrais ( diretores, coordenadores e gestores de serviços) para realidade dos serviços através de dados gerados pelos sistemas de informação ( local, regional e nacional).

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Esses desafios significam para nós um momento de reflexão e busca de saídas que efetive o sistema de informação entre os diferentes níveis de atenção a saúde. Para equipe a integração dos serviços através de uma comunicação efetiva melhora a eficiência e a racionalidade das ações. Para a instituição o trabalho articulado do serviço de saúde, pode significar produzir economia, expansão dos serviços, melhoria do acesso, evitar duplicidade de serviço e a desnecessária repetição de exames e procedimentos já realizados, além disso, prepara os profissionais para conhecer e atender na perspectiva da integralidade da atenção, estabelecido no princípio do SUS.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

• Fortalecer os vínculos dos envolvidos sensibilizando para a necessidade da cooperação de todos, na busca de colaboração e compartilhamento de atividades, favorecendo a continuidade do cuidado.
• Trazer para perto das autoridades de saúde a realidade dos serviços.
• Viabilizar o Projeto Aplicativo, evidenciando os benefícios da utilização adequada e sistematizada de informações.
• Planejar momentos de compartilhamento de experiências e avaliações dos trabalhos realizados. Apresentar as conquistas e desafios de manter o bom funcionamento do serviço e da importância na transparência da informação atendendo e agregando recursos de saberes que contribui para aumento da capacidade de resolver os problemas de saúde

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Universidade do Vale do Sapucaí - Minas Gerais - Brasil

Autores

Maria Cristina Porto e Silva Cristina Silva, Maria Teresa de Jesus Pereira Teresa Pereira, Rita de Cássia Pereira