Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

COMPARTILHAR CONHECIMENTO E QUALIFICAR O CUIDADO

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Os trabalhadores de saúde constituem grande desafio para a reorganização dos modelos de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, especificamente na Estratégia de Saúde da Familía, visto que a reorientação dos modelos vigentes somente será possível através da reorganização das práticas no espaço de trabalho.
Este projeto tem por objetivo implantar no Posto de Atendimento Sanitário II momentos que possam proporcionar mudanças das práticas em saúde, a partir da reflexão e construção de saberes de forma coletiva.
Há necessidade da indissociabilidade entre a atenção e a gestão, visto que os problemas da unidade, muitas vezes, não apresentam resolutividade por serem discutidos de forma verticalizada e centralizada em um processo informativo e não construtivo, sem a participação ativa do funcionário na formulação e pactuação de tarefas e de aprendizado coletivo.
Desta forma, as propostas, frequentemente, passam a não fazer sentido, por serem apresentadas de uma forma hierarquizada, gerando consequências graves para o processo de trabalho.
O plano de ação será criar espaços para apoiar, reconhecer e valorizar o processo de trabalho na equipe, para momentos de reflexão e construção coletiva.
O grupo afinidade em que denomina-se “Os Viajantes” é constituído por especializandos de outros seis municípios pertencentes à mesma microrregião tornando-se aplicável nos demais cenários.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Um dos desafios tem sido enfrentar e modificar o modelo de atenção atual, com foco na doença, hierarquizado e com uma visão fragmentada dos profissionais, fazendo com que as práticas não se complementem, tornando o tratamento do usuário ineficaz, sem qualidade, acolhimento e vínculo necessário. Nosso maior desafio é valorizar o trabalhador, tornando-o protagonista no processo de trabalho com capacidade crítico-reflexiva para buscar soluções e transformar a prática. Com isso, possibilitamos também a troca de saberes e o aprendizado coletivo.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Possiblidade de aprendizado a partir da troca de experiências, crescimento pessoal e profissional e oportunidade de aplicabilidade na realidade de cada um. Além de modificar e qualificar o cuidado prestado e as atividades desenvolvidas pela equipe.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Continuar na construção do processo individual e coletivo, respeitando a subjetividade de cada um tornando-os cada vez mais criticos e reflexivos para transformação da prática.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

IEP-HSL - São Paulo - Brasil

Autores

Marcia Regina Vudovix, Mariana Manginelli, Roseli Ferreira de Almeida Zanardi, Tatiana Guilhermino Tazinazzio Coelho Costa