DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO ENTRE REDE BÁSICA E ESPECIALIZADA
Devido um modelo educacional tradicional, hospitalocêntrico, voltado para a doença, cada vez mais vemos profissionais da área da saúde com uma formação especializada, fragmentada, em detrimento de uma atenção integral. Uma formação em saúde na perspectiva da integralidade permite ao estudante uma visão de promoção, prevenção, reabilitação e tratamento, concepção integral do ser humano, abordagem multidisciplinar, atenção integral, visão generalista, saberes da assistência individual e saúde coletiva, conhecimentos acerca do Sistema Único de Saúde e das políticas de saúde, seguindo as novas diretrizes curriculares. Este projeto aplicativo tem por objetivo promover uma melhor comunicação entre os pontos da rede de atenção à saúde. Desta forma, os alunos que serão inseridos nos serviços irão acompanhar uma rede de atenção integrada, consciente das diferentes funções e trabalhando de forma complementar. Para isto, serão realizadas reuniões entre os médicos de três unidades de saúde da família, que serão unidades piloto, com os médicos das diferentes especialidades. As ações terão início imediato, com periodicidade quinzenal, cada reunião com uma especialidade.
O desafio está sendo conseguir disponibilidade de horário dos especialistas que atuam na rede de atenção à saúde no município.
Uma rede integrada significa um atendimento contínuo, com redução da duplicidade de ações, o paciente deixa de ser a única fonte de informação do seu tratamento, o usuário não se restringe a um nível de atenção inadequado por incapacidade de atendimento em outro nível (superior ou inferior). Todo processo de melhoria passa por um período de adaptação. Se não nos disponibilizarmos a reduzir um número de consultas agendadas para podermos fazer um planejamento do cuidado, nunca alcançaremos o objetivo da integralidade do cuidado do usuário.
Uma forma de enfrentar estes desafios é partindo do microambiente para se alcançar o macro. Na nossa cidade tem 34 unidades de saúde da família. Seria inviável iniciarmos as ações de comunicação com participantes de todas equipes, por isso foram selecionadas três unidades piloto. As reuniões serão realizadas nos locais de atendimento dos especialistas, no horário de trabalho dos mesmos, para que desta forma tenhamos menor índice de absenteísmo nas reuniões. Os encontros serão por especialidade, para que não haja dispersão do foco.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Prefeitura Municipal de Poços de Caldas - Minas Gerais - Brasil
ANA CAROLINA MIGNOT ROCHA, RITA DE CASSIA FRANCO SOUZA, Cristiane Aparecida Silveira Monteiro, Maria do Rise