Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇAO DO NUCLEO DE EDUCAÇAO PERMANENTE E CONTINUADA NA REDE DE ASSISTENCIA NO CONTEXTO DO SUS NO MUNICIPIO DE POÇOS DE CALDAS

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras


O município de Poços de Caldas, conta com uma ampla rede de atenção à saúde no SUS, composta por muitos profissionais em diversas áreas de atuação, por este motivo há dificuldades na articulação da rede levando à prejuízo aos usuários do SUS. A rede de atenção à saúde do SUS é composta por 82 estabelecimentos de saúde, dentre eles 04 unidades básicas de saúde e 36 unidades de saúde da família.Detectou-se à partir deste macroproblema encontrado a necessidade da criação de um Núcleo de educação permanente e continuada dos profissionais envolvidos neste contexto.
O objetivo geral é articular conhecimentos e ações para dar respostas técnicas e politicas que visem as melhores práticas no contexto do SUS, atendendo ao princípios propostos, aos valores da gestão democrática e da abordagem construtivista da aprendizagem. Entre os objetivos específicos podemos citar: sistematizar conhecimentos voltados à oportunidade de disparar processos de mudanças no modo de produzir ações de saúde; construir autonomia dos profissionais de saúde para lidar com as situações que permeiam o cotidiano do trabalho, conforme perfil de competência desejado para os envolvidos; identificar os problemas ligados à realidade concreta dos atores, propondo intervenções com a finalidade de transformação.
Identificou-se algumas ações a serem desenvolvidas que traduza a desejo do grupo de transformação da realidade: construção de protocolos, capacitação da rede básica, educação continuada e permanente, matriciamento da rede, definição de organogramas e fluxogramas e informatização da rede.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras


1. O maior desafio seria a compreensão do conteúdo transmitido através dos vídeos nos quais a equipe de Teja nos transmite uma mensagem de que a CPA é simples e fácil, o que não vivenciamos na nossa pratica de construção do projeto aplicativo;

2. Temos algumas dificuldades na elaboração de algumas planilhas e matrizes.

3. O grupo não conseguiu apresentar o PA para alguns importantes atores sociais.

4. Dificuldades em lidar com as diferenças inerentes ao outro sujeito seja em grupo pequeno ou não.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras


Esses desafios nos mostra a complexidade do trabalho numa rede tão ampla de atenção a saúde, onde encontramos realidades diversas e atores sociais com diferentes interesses e valores.
Como lemos no texto Projeto de Apoio ao SUS “num contexto democrático, a educação de adultos requer o reconhecimento da legitimidade do outro, de ter desejos distintos dos nossos”.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras


"Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo" (Freire, 2011)

Para o enfrentamento desses desafios recorremos ao Caderno do Projeto Aplicativo, onde as técnicas metodológicas contidas nos termos de referência nos orientou para o desenvolvimento do pensamento estratégico, assim como também o recurso dos vídeos de uma equipe simulada de técnicos de saúde e dos comentários dos professores do Sírio Libanês acerca das atividades realizadas por essa equipe. Seguimos as matrizes do Caderno do PA, às vezes com alguma dificuldade, que foram sendo sanadas com a participação de todos da nossa equipe. Fundamental para a produção do PA é a participação e a vivência de cada integrante da equipe.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Hospital Sirio Libanes - Sao Paulo - Brasil

Autores

LUCIMARA SIQUEIRA COSTA PAPI, CRISTINA FILOMENA LAZZARI GOMES, Nara Pratta , Cibele Angélica de Souza Spina