CONSTRUINDO A PRECEPTORIA NAS REDES MUNICIPAIS DE SAUDE DE POUSO ALEGRE E CONGONHAL
Devido à dificuldade de comunicação e integração entre os preceptores do SUS na Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios de Pouso Alegre e Congonhal, principalmente pela inexistência de um projeto pedagógico na preceptoria do SUS integrada na Atenção Primária à Saúde, decidimos organizar um grupo composto de preceptores e futuros preceptores para, em reuniões periódicas, elaborar um instrumento norteador para o exercício da preceptoria do SUS na APS.
Nosso objetivo é que o exercício da preceptoria do SUS na APS seja norteado por um instrumento elaborado pelos próprios preceptores uniformizando as ações dos preceptores no que diz respeito ao desempenho nos estágios, etapas a serem cumpridas (ex: visitas domiciliares com diversos profissionais e ações educativas) e avaliação dos acadêmicos sobre o aprendizado adquirido.
O projeto aplicativo será apresentado aos gestores municipais e aos coordenadores dos cursos e solicitaremos a anuência destes para a execucação do projeto. Com esta anuência, apresentaremos o projeto aplicativo aos profissionais da Atenção Primária à Saúde dos municípios de Pouso Alegre e Congonhal e selecionaremos os interessados em participar da elaboração do instrumento. Os especializandos e os profissionais da APS interessados reunir-se-ão mensalmente durante 2 horas, com registro em livro ata, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre, para elaborar este instrumento que será digitalizado e, ao término, validado.
Os principais desafios que estamos enfrentando são:
*pouca disponibilidade da gestão municipal para que possamos apresentar o projeto aplicativo e conseguir anuência para a continuidade do mesmo;
*pouco tempo, dentro do nosso horário de trabalho, para dedicação ao projeto aplicativo;
*excesso de trabalho nas Unidades de Saúde em que atuamos, reduzindo o tempo de dedicação ao projeto aplicativo;
Tais desafios nos deixam frustrados e com sentimento de limitação para implantação do projeto aplicativo, mas. ao mesmo tempo, nos impulsiona a lutar para conseguirmos prosseguir a execução do projeto, pois sabemos que ele modificará positivamente o exercício da preceptoria do SUS na Atenção Primária à Saúde melhorando o aprendizado dos acadêmicos nos estágios e, consequentemente, a formação destes para atuarem nas Unidades de Saúde Pública dos municípios de Pouso Alegre e Congonhal.
Podemos conseguir o apoio da gestão municipal para aumentar o tempo de dedicação à implantação do projeto aplicativo disponibilizando um tempo protegido para nós especializandos do curso Preceptoria no SUS e os demais profissionais da Atenção Primária à Saúde que participarão da elaboração do instrumento proposto.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - Minas Gerais - Brasil
Ana Maria Garcia Andrade, Flávia Pereira Campos, ANA CRISTINA SILVA, GABRIELA COUTINHO FERREIRA