Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇAO PERMANENTE NO AMBITO DA ATENÇAO BASICA COM ENFASE NA PRECEPTORIA

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Objetivo: Sensibilizar as coordenações das unidades básicas para implementação de educação permanente na rotina de trabalho das referidas unidades de saúde do município de Picos - Piauí, sabendo que tendo em vista que é necessária a formulação de novas estratégias voltadas para a transformação dos trabalhadores em saúde em profissionais comprometidos, capacitando-os aos princípios de uma gestão humanizada e qualificada que compõe a nova ordem do SUS.

Justificativa : Com o intuito de buscar melhorias para resolução dos problemas elencados, torna-se prioritário a implementação de práticas de educação permanente voltadas a equipe multiprofissional da atenção básica tendo em vista sua importância para todos os profissionais envolvidos na rede, pois, na construção do sistema único de saúde, a formação em saúde exerce papel decisivo, uma vez que, a educação para profissionais atuantes no SUS tem sido considerada como instrumento para mudanças e transformações em uma sociedade, desta forma, as transformações sociais e educacionais têm repercussões nos modos de produzir, nos diferentes campos de saber e de produção de bens e serviços.

Ações: Tomando a qualificação dos gestores como parâmetro importante para que os trabalhos na atenção básica sejam desenvolvidos de maneira eficaz, uma das ações pensadas para o enfrentamento dos nós críticos percebidos na atenção básica é elaborar um projeto de lei afim de levar para aprovação na câmara municipal propondo que existam critérios de escolha para profissionais que assumam cargos de gestão na área de saúde, sendo o principal critério a qualificação na área. Acreditamos também ser relevante a conscientização constante através de grupos de discussão, enfatizando a importância de colocar em prática uma postura que priorize o atendimento humanizado, além da elaboração de protocolos que possam ser utilizados pela gestão para uma maior eficiência na utilização de recursos

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Compreender e, principalmente, gerir um projeto aplicativo que envolva atores sociais que são gestores despreparados para o cargo que ocupam, são tarefas desafiadoras que exigem comprometimento e determinação para quem se compromete implementar algo novo na atenção básica.
Outro desafio é a inserção da educação permanente na rotina dos profissionais, pois o seu trabalho é muito desgastante e qualquer mudança gera estranheza e resistência, embora seja para melhoria do serviço ofertado, porém muitos não sentem a necessidade de estar em constante aperfeiçoamento.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Os nossos desafios se entrelaçam com os do SUS, mas estamos dispostos a transpor todas essas barreiras.
O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras
Os desafios têm nos provocados desejos de mudança, tem nos provocado inquietações,tem nos impulsionado a buscar alternativas viáveis na implementação do nosso projeto aplicativo. Estamos enfrentando tudo com resiliência e determinação, aprendendo com os erros e corrigindo, lapidando o nosso trabalho em cima dos desafios. Assim, seguimos, questionando os modelos hegemônicos e apresentando modelos alternativos, sempre focados na melhoria da qualidade da atenção à saúde.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

O primeiro passo é identificar cada desafio, analisarmos as dificuldades diretas e indiretas relacionadas a estes, o contexto que estão inseridos, além das pessoas envolvidas, a fim de encontrar alternativas viáveis para enfrentá-los.

Por exemplo um dos nossos maiores desafios é a conscientização de gestores despreparados frutos de indicações políticas e queremos superar com a criação de um projeto de lei propondo que a qualificação na área seja um dos critério utilizados na escolha de gestores.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

IEP -Sírio Liibanês - Piauí - Brasil

Autores

Natalia Santos Luz, Camila Brandão Meira Silva, CRISTIANE EVANGELISTA DE LIMA SOUZA, Francisca Santyla Brandão Bastos